https://revista.insutec.ao/index.php/fct/issue/feed FARMHOUSE Ciência & Tecnologia 2024-07-01T14:24:43+00:00 Carlos Rafael Figueredo Verdecia revista@insutec.ao Open Journal Systems <p><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">“ </span></span><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">FARMHOUSE Ciência &amp; Tecnologia</span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> ” é uma revista multidisciplinar, responsável pela promoção dos resultados mais relevantes dos profissionais do Instituto Superior Politécnico de Ciência e Tecnologia (INSUTEC), assim como de Angola e outras partes do mundo. Os seus objectivos visam mostrar o avanço das correntes científicas actuais e incentivar o intercâmbio de experiências entre investigadores de diferentes comunidades científicas.</span></span></em></p> <p><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">“FARMHOUSE Ciência &amp; Tecnologia” publica fundamentalmente artigos originais, de revisão, ensaios acadêmicos e resenha de livros.</span></span></em></p> <p><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">A contribuição deve ser original e inédita, e não pode ter sido publicada ou estar sendo exibida por outra revista.</span></span></em></p> <p><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">A revista é de publicação semestral, nos meses de </span></span><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Junho</span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> (Janeiro-Junho) e </span></span><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Dezembro</span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> (Julho-Dezembro), mas isto não inibe a possibilidade de existirem, sempre que se justifique, a publicação de edições especiais. Suas publicações são realizadas em três idiomas, nomeadamente Português, Inglês e Espanhol.</span></span></em></p> <p><em><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">A revista tem um enfoque multidisciplinar, com um amplo espectro que abrange as Ciências Sociais e Humanas, as Ciências Exatas e Engenharias e as Ciências Médicas.</span></span></em></p> https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/80 O Processo de Categorização dos Professores nas Universidades. Desafio Presente e Futuro de Angola 2024-06-20T17:22:58+00:00 Mário Simões de Sousa Araújo dir.geral.insutec@gmail.com Juan Rubén Herrera Masó rh162678@gmail.com Carlos Rafael Figueredo Verdecia revista@insutec.ao João Fernando Pinho pinhoeconomics@gmail.com Irma Fuoman Árias irmafuoman66@gmail.com <p>A categorização académica e científica é um objectivo estratégico para o desenvolvimento científico das universidades e conduz à identificação de professores com aptidões e atitudes para a investigação, com o compromisso social de fazer progredir a carreira docente nas instituições de ensino superior. Trata-se de um processo importante para o reconhecimento e a acreditação de profissionais competentes. É fundamental, para atingir esta meta, que as instituições promovam um ambiente propício ao desenvolvimento científico e ao bem-estar dos docentes. O objectivo deste artigo é reflectir sobre a importância da acreditação académica e científica dos docentes universitários para o aumento da qualidade do ensino superior em Angola, no contexto do complexo cenário socioeconómico do país.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Mário Simões de Sousa Araújo, Juan Rubén Herrera Masó, Carlos Rafael Figueredo Verdecia, João Fernando Pinho, Irma Fuoman Árias https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/70 Análise do Papel da Liderança na Resolução de Conflitos Organizacionais 2024-04-20T07:05:31+00:00 José Simba Kumenda kumendaj@gmail.com <p>A complexidade do funcionamento das instituições apresenta vários desafios. Faz parte dos desafios das instituições a problemática de resolução de conflitos. Por esta razão que o presente artigo tem por objectivo analisar o papel da liderança no processo de gestão de conflitos nas organizações. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico baseada no levantamento de artigos científicos, livros e diversos documentos que abordam sobre o processo de liderança e gestão de conflitos. Na revisão da literatura foram apresentados conceitos de conflitos, suas categorias, níveis e causas bem como as definições de liderança, seus estilos e teorias. Através dos autores consultados conseguimos perceber que o líder joga um papel fundamental para gerir os conflitos nos diferentes níveis de gestão e essa responsabilidade é partilhada por todos. É importante gerir os conflitos de modo a manter um bom clima laboral. </p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 José Simba Kumenda https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/62 Os Enzimas do Crescimento Económico 2024-03-15T13:59:03+00:00 João Fernando Pinho pinhoeconomics@gmail.com <p>A forma dos países se organizarem no mundo global, bem como a acção dos blocos políticos resultantes de forças ideológicas e mercados, levam-nos a refletir que o desenvolvimento e o crescimento económico das nações dependerão também de factores e variáveis associados à dimensão das suas instituições e de contingências impostas a estes estados. Mais do que postular uma receita ideal para que os países cresçam e atinjam níveis de desenvolvimento sustentável e riqueza, urge medir os parâmetros designados como não económicos e que contribuem igualmente para o crescimento dos países. A influência das instituições, aliada às envolventes culturais, históricas e políticas dos países, permitem concluir que na trajectória de evolução e desenvolvimento das nações, as instituições forçam o rigor e a forma de fundamentar as métricas associadas a uma cultura de desenvolvimento e crescimento económico. A este pensamento, apelidou-se de “Enzimas do Crescimento Económico", em analogia ao estudo da Química, em que pese embora estes factores não integrem a fórmula tradicional do Crescimento Económico, estes comportam-se como influenciadores da reação. A obra "Why the Nations Fail: the origins of power, prosperity, and poverty", de Daron Acemoglu e James A. Robison, vem relevar empiricamente a importância e o papel das instituições na arquitetura das nações, estabelecendo a componente de ligação estrutural que comprovadamente interfere com aspectos do desenvolvimento económico e do crescimento. Estas novas abordagens, enquadradas na perspectiva institucionalista, de Douglas North enquadram o desenvolvimento económico, bem como a opção da plena liberdade que as sociedades têm para se organizarem livremente.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 João Fernando Pinho https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/74 Validação de uma Metodologia para a Investigação Criminal do Crime de Proxenetismo 2024-05-20T14:21:32+00:00 Agustín Cabrera Pérez Thaliaechevarria1@gmail.com Juan Rubén Herrera Masó rh162678@gmail.com <p>O artigo apresenta os fundamentos teóricos e o processo de validação de uma metodologia que integra os principais componentes organizacionais, técnicos, legais e operacionais de enfrentamento ao crime de lenocínio, uma ferramenta científico-metodológica, funcional, jurídico-operacional e de gestão para aperfeiçoar a fundamentação de processo penal na investigação criminal deste crime. Para validar a metodologia, utilizou-se o método de avaliação por especialistas em três níveis (competência, validade instrumental e consenso). Entre as técnicas estatísticas aplicadas estão; estatística descritiva, análise de confiabilidade (coeficiente de Crombach e Correlação Intraclasse), correlações bivariadas bilaterais e testes não paramétricos (concordância de Kendall e Qui-quadrado), os dados foram processados ​​com o Programa SPSS v25. Validou-se do ponto de vista teórico-conceitual que a metodologia proposta é um instrumento útil, importante, necessário, atual e de fácil aplicação na investigação criminal do crime de lenocínio por patrões e especialistas que enfrentam esta atividade.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Agustin Cabrera Pérez, João Ruben Herrera Masó https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/76 Fundamentos Teórico-Conceituais para um Estudo Sobre a Prevenção do Crime e da Violência 2024-05-21T14:19:38+00:00 Enrique Verdecia Reyes verdecia1978@gmail.com Juan Rubén Herrera Masó rh162678@gmail.com <p>A criminalidade e a violência causam insegurança e grande preocupação em qualquer sociedade, devido aos seus efeitos nocivos tanto para as vítimas, suas famílias, a comunidade e para os sujeitos envolvidos nesses atos. Várias abordagens teóricas indicam que os comportamentos violentos e criminais são geralmente aprendidos desde tenra idade, onde os grupos de pertencimento e os contextos sociofamiliares desempenham um papel transcendental. Várias abordagens teóricas indicam que os comportamentos violentos e criminais são geralmente aprendidos desde tenra idade, onde os grupos e os contextos sociofamiliares desempenham um papel transcendental. É por isso que a prevenção desses fenômenos é priorizada nas agendas políticas da maioria dos países e entidades em nível global, das quais derivaram uma série de instrumentos internacionais foram derivados que enfatizam o respeito ao Estado de Direito e a proteção das populações vulneráveis.&nbsp; Em Cuba, há um aumento de crimes associados à violência, onde o crescente impacto das redes sociais tem causado estragos, especialmente em menores e jovens, desde o confinamento obrigatório, por quase dois anos, durante a pandemia de COVID-19.&nbsp;&nbsp;Este artigo aborda a sistematização teórico-conceitual de um conjunto de abordagens, teorias e modelos básicos para o estudo da prevenção do crime e da violência no contexto social cubano.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Juan Rubén Herrera Masó https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/68 Formação e Educação Técnica Profissional no Caminho para a Transição Económica e Social Sustentável dos Países 2024-04-06T08:39:22+00:00 Yipsian Rodrigues Soto yipsian.rodriguez@mined.rimed.cu Francisco Abel Pérez Álvarez fabelperezalvarez@gmail.com <p>A Educação Técnica e Profissional (TVE) desenvolve um processo conscientemente voltado para a formação de um profissional que demonstre uma cultura geral, político-ideológica e econômico-tecnológica que permita seu aperfeiçoamento contínuo e plena integração na construção do projeto socialista cubano, baseado no desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do ambiente econômico e social e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um dos problemas atuais que os professores de ETP apresentam ao assumir a educação para o desenvolvimento sustentável está relacionado especificamente ao seu nível de preparação em conteúdos e atividades complementares que podem ser realizadas sobre o tema. Neste artigo, como resultado da aplicação de métodos teóricos e empíricos, tais como: análise documental, analítico-sintético, indutivo-dedutivo, sistematização, observação e pesquisas, propõe-se uma estratégia metodológica que permita a participação ativa e contribuição significativa dos professores de Química Geral para um futuro mais inclusivo e sustentável, incentivando os alunos a se adaptarem, mitigar o impacto das alterações climáticas e gerir transições justas no mercado de trabalho.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Yipsian Rodrigues Soto, Francisco Abel Pérez Álvarez https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/72 Rendimento Académico dos Discentes do Curso de Gestão de Recursos Humanos – Insutec, 2021/2022 2024-04-07T09:23:10+00:00 Sónia Moreira smf.advogada@gmail.com <p>Este artigo tem como objectivo investigar os factores que influenciaram o rendimento académico dos discentes matriculados no Curso de Gestão de Recursos Humanos do INSUTEC - Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia. Com o aumento da oferta de cursos e Instituições de Ensino em Angola, foi essencial compreender quais os elementos que afectaram o rendimento académico dos discentes do Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa documental da instituição de ensino. Os dados colectados foram analisados estatisticamente para identificar possíveis correlações entre os factores investigados e o rendimento académico dos discentes. Esperou-se que os resultados deste estudo fornecessem percepções importantes sobre os factores que influenciaram o rendimento académico dos discentes matriculados no INSUTEC. As conclusões poderam ajudar a Coordenação do Curso de Gestão de Recursos Humanos e o INSUTEC a tomar medidas adequadas para melhorar o ambiente de estudo e as condições de aprendizagem, visando optimizar o rendimento académico dos discentes.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Sónia Moreira https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/71 Reflectindo Sobre a Comunicação no Ensino Superior 2024-04-06T08:11:10+00:00 Judith Alfonso Correa judithalfonso2012@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente ensaio académico tem como objectivo reflectir sobre a visão de vários autores a respeito do processo de comunicação educativa no ensino superior para alcançar as metas educacionais do presente século. Para o ensino superior é imprescindível que o docente possua habilidades técnicas que lhe permitam a transmissão dos conteúdos de forma clara e amena a seus estudantes a fim de obter um ensino-aprendizagem eficiente, neste caso, seu papel de docente como facilitador e orientador do processo desenvolve-se através da comunicação educativa, é no acto de comunicar que se estabelece a relação docente-aluno onde se transmitem conhecimentos, ideias, opiniões e valores. Neste ensaio, analisa-se a importância da superação docente no domínio de competências comunicativas, emocionais e tecnológicas que lhe permitam estar em actualização permanente para enfrentar os desafios da educação actual.</p> <p> </p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Judith Alfonso Correa https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/69 Diagnóstico do Trabalho Preventivo no Ensino Secundário 2024-04-06T08:13:09+00:00 Helmis Palacio Pacheco helmispalacio86@gmail.com María Luisa Tiá Pacheco marialuisatia025@gmail.com Hilda Elena Manchón Agüero hildaelenamanchon@gmail.com <p>O trabalho preventivo é uma das formas de fortalecer o potencial dos nossos alunos. Nesse sentido, apresenta-se um artigo de revisão cujo objetivo é apontar alguns aspectos a serem considerados sobre o trabalho preventivo que é aplicado no nível de ensino médio e sua articulação entre escola, família e comunidade, para favorecer o desenvolvimento do processo pedagógico. O tema abordado está relacionado a referências que permitirão uma solução para um problema do projeto institucional "A melhoria do processo pedagógico na Educação do município de Manzanillo" para contribuir para o cumprimento eficiente no ciclo de alunos desse nível. Corresponde aos objetivos da Agenda 2030 e da Terceira Melhoria do Sistema Nacional de Educação em Cuba.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Helmis Palacio Pacheco, María Luisa Tiá Pacheco, Hilda Elena Manchón Agüero https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/75 A Problematização do Conteúdo Reacções Químicas na Formação do Técnico Médio 2024-05-21T13:04:09+00:00 María Luisa Tiá Pacheco marialuisatia025@gmail.com Victoria Elvira Torres Moreno elviratorresmoreno475@gmail.com Alexis González Salas gonzalezsalas52@gmail.com Mayelin La O Núñez mayelinlaonunez@gmail.com <p>O artigo tem como objetivo: caracterizar um modelo didático de tratamento do conteúdo das reações químicas com ênfase no componente de problematização, de forma que favoreça a preparação profissional dos estudantes da Educação Técnica e Profissional como prioridade atual da política do estado cubano , ou seja, portanto, dadas as exigências do processo de ensino-aprendizagem numa concepção desenvolvimentista, no modelo de escola politécnica, a necessária busca por recursos didáticos é apreciada em correspondência com os desafios e demandas da pedagogia contemporânea, caracterizada por elevado desenvolvimento científico .-técnico. Para a construção do modelo foram levados em consideração métodos teóricos, como analítico-sintético, indutivo-dedutivo, modelagem e sistêmico estrutural-funcional. O ponto de partida é a caracterização do modelo que se estrutura pelos subsistemas Motivação, Apropriação e Sistematização do conteúdo das reações químicas, a partir da integração das diretrizes, estruturado pela profissionalização contextualizada do referido conteúdo, o que promove a aprendizagem desenvolvimental. Desta forma, contribuímos para melhorar a qualidade da aprendizagem a partir do projeto institucional “A melhoria do processo pedagógico na Educação no município de Manzanillo”. A aplicação prática da proposta permitiu corroborar a sua eficácia na aprendizagem de Química pelos alunos, o que contribui para elevar a qualidade da aprendizagem e a formação básica integral que o graduado deve ter.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 María Luisa Tiá Pacheco, Victoria Elvira Torres Moreno, Alexis González Salas, Mayelin La O Núñez https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/79 Ferramentas Botânicas Forenses para o Diagnóstico de Espécies Ruderais Cubanas 2024-06-07T16:22:49+00:00 Anislady Enríquez Pérez anisdalyenriquezperez@gmail.com Fernando Franco Flores fernandoff@unah.edu.cu <p>O artigo apresenta, como ferramenta para o diagnóstico da perícia botãnicas criminalística das espécies ruderais cubanas, uma chave dicotõmica , eleborada a partir das &nbsp;características gerais dos frutos, das sementes e das descriação micromorfológica de três espécies para enriquecer o Registro Botãnico Criminalístico, aumentar a qualidade e rapidez na investigação de diversos atos&nbsp; ilícitos.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Anislady Enriques Peres, Fernando Franco Flores, Juan Rubén Herrera Masó https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/77 Elementos a Considerar na Educação, Orientação, Terapia de Casais e Sexual, no Contexto Cubano 2024-05-24T08:13:08+00:00 Soura Sonia Formental Hernández sourasonia@infomed.sld.cu Iyamira Hernandes Pita arimayi@infomed.sld.cu Maria do Carmen Vizcaíno Alonso maryvizcaino@infomed.sld.cu Nereyda Oliva Núñez noliva@infomed.sld.cu <p>Os conhecimentos em medicina sexual estão a avançar a passos largos e, neste desenvolvimento, destacam-se as boas práticas terapêuticas. Neste sentido, os pacientes com preocupações e perturbações sexuais recorrem a consultas de sexologia, que requerem uma abordagem baseada na educação, no aconselhamento e na terapia, reforçada ao longo do tempo com a abertura de novas perspectivas. Objetivo: descrever alguns elementos a ter em conta na educação, aconselhamento, terapia de casal e sexual no contexto cubano. Métodos: foram examinadas diferentes bases de dados, utilizando palavras-chave retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde. Os termos utilizados foram educação sexual, orientação sexual, terapia de casal, terapia sexual, psicoterapia. Desenvolvimento: foram aprofundados os elementos teóricos, metodológicos e práticos da educação, do aconselhamento, da terapia de casal e da terapia sexual, especialmente a relação, os factores paciente e terapeuta, a entrevista, as expectativas e as acções terapêuticas próprias de cada modelo psicoterapêutico. Conclusões: Foram descritos elementos teóricos, metodológicos e práticos relacionados com a educação, o aconselhamento, a terapia de casal e a terapia sexual, com base numa sistematização teórica. Foram compreendidas as complexidades associadas às boas práticas terapêuticas que garantem uma abordagem personalizada, flexível e abrangente das preocupações e perturbações sexuais.</p> <p> </p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Iyamira Hernandes Pita, Soura Sonia Formental Hernández, Maria do Carmen Vizcaíno Alonso, Nereyda Oliva Núñez https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/61 Workshops para Famílias de Crianças com Manifestações de Hiperatividade na Pré-Escola 2024-01-29T08:53:34+00:00 André Samuel Zinga manfrinidoctor@gmail.com Agustina das Neves Baldoquín Tamayo abaldoquint@udg.co.cu Carmen Aylín Santana Baldoquín csantana@udg.co.cu <p>A compreensão das particularidades de cada fase do desenvolvimento das crianças pré-escolares permite traçar um plano de acções voltadas para a prevenção de manifestações incomuns de comportamentos desde as idades mais precoces e, embora seja complexo estudar sua natureza, essas necessidades devem ser resolvidas pelos agentes e órgãos educacionais que influenciam a criança. Por essas razões, os resultados científicos obtidos sobre a orientação educacional da família para o tratamento de manifestações incomuns de comportamento com ênfase na hiperatividade em crianças pré-escolares são socializados. O objetivo deste artigo é desenvolver oficinas para pais com o objetivo de preparar a família para a prevenção de manifestações de hiperatividade em pré-escolares. A proposta baseia-se nos requisitos metodológicos para a concepção de oficinas educativas, bem como na utilização de diferentes métodos teóricos e empíricos, incluindo a utilização de softwares educativos como meios da concentração e chamada de atenção das crianças durante o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam-se na efetividade das oficinas desenvolvidas, que possibilitaram transformar o trabalho educativo da família em relação à hiperatividade e ao comportamento da criança.</p> <p> </p> <p> </p> <p><strong> </strong></p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 André Samuel Zinga, Agustina das Neves Baldoquín Tamayo, Carmen Aylín Santana Baldoquín https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/67 Abordagem ao Conceito de Habitação Adequada e sua Implementação em Cuba 2024-02-23T07:30:50+00:00 Santiago Herrera Linares santiagohl1957@gmail.com <p>O artigo faz uma abordagem do conceito de moradia adequada, a partir de uma visão internacional e sua projeção na legislação cubana, necessária a partir do direito constitucional contemplado na Constituição de 2019. Com uma abordagem jurídica e com base em documentos de organismos internacionais e nacionais, faz-se um pouco de história na medida do possível, e mostra uma evolução da vontade político-governamental que foi configurando as nuances de um conceito, de ir além do físico em si e chegar ao direito à moradia, em seu sentido mais abrangente. Fornece aos interessados elementos, documentos e referências que podem ser utilizados para o estudo ou para a busca imediata de informações para estudos habitacionais.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Santiago Herrera Linares https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/66 Preceitos Éticos de Martí para o Escritor Latino-americano em quatro Textos de Crítica de Arte 2024-04-29T16:08:09+00:00 Yosvani Alonso Medina alonsoyosvani@nauta.cu Teresita del Carme Delgado Menéndez teresitadelcarmen96@gmail.com Rubén Avello Peña rpavello@ucf.edu.cu <p>A obra de escrita de José Martí tem sido estudada por vários especialistas de diferentes perspectivas. A pluralidade de perspectivas não é uma questão forçada, justifica-se pela universalidade de seu pensamento. Parece que tudo foi dito sobre quem é um dos fundadores do pensamento latino-americanista, no entanto, cada vez mais se encontram elementos-chave para reinterpretar a história e configurar um presente desprovido de erros já cometidos, o que garante um futuro qualitativamente superior. Os estudos sobre Martí geralmente destacam seu trabalho como organizador político em favor da independência e no campo literário reconhecem seus dons como orador, ensaísta, narrador e habilidade como poeta, o que lhe valeu ser considerado um dos principais expoentes do modernismo, e até mesmo para alguns o fundador. Nessa ocasião, o objetivo foi analisar como a crítica de Martí se manifesta quando o escritor se afasta ou se aproxima da conduta ética que prescreve. Está ciente de que nas obras de Martí há apenas ideias parciais do que ele entende por ética.</p> 2024-07-01T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2024 Yosvani Alonso Medina, Teresita del Carme Delgado Menéndez, Rubén Avello Peña