Impacto da Capacitação na Liderança dos Docentes no Complexo Escolar 16 de Junho, em Moçâmedes
Palavras-chave:
Capacitação docente, Gestão escolar, Liderança educacional, MoçâmedesResumo
Num contexto educacional em constante mudança, a formação contínua dos docentes é essencial para fortalecer a liderança escolar e melhorar os resultados educativos. A falta de formação específica em liderança pode afectar a gestão escolar e o desenvolvimento profissional dos educadores, o que justifica esta análise. O artigo analisou o impacto da capacitação docente nas práticas de liderança no Complexo Escolar 16 de Junho, em Moçâmedes, em 2024, com o objectivo de compreender a sua influência na gestão escolar, no ambiente de aprendizagem e nos desafios dos educadores. Foi utilizado um enfoque quantitativo, que incluiu a observação de actividades de capacitação, entrevistas a gestores, questionários a docentes e estudantes, e análise de documentos. Os resultados indicaram que, embora tenham sido reconhecidos benefícios, os impactos na liderança e na gestão escolar foram limitados, especialmente na tomada de decisões, resolução de conflitos e motivação da equipa. As percepções dos docentes, especialmente das mulheres, foram mais críticas em relação à capacitação, reconhecendo que a implementação de práticas de liderança foi insuficiente. A formação deve ser mais específica, contínua e adaptada às necessidades de cada género, com ênfase na resolução de conflitos, nas tecnologias e nas inovações pedagógicas. Os especialistas consideraram este estudo pertinente e recomendaram a sua replicação em outras instituições.
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