Impacto da Capacitação na Liderança dos Docentes no Complexo Escolar 16 de Junho, em Moçâmedes

Autores

Palavras-chave:

Capacitação docente, Gestão escolar, Liderança educacional, Moçâmedes

Resumo

Num contexto educacional em constante mudança, a formação contínua dos docentes é essencial para fortalecer a liderança escolar e melhorar os resultados educativos. A falta de formação específica em liderança pode afectar a gestão escolar e o desenvolvimento profissional dos educadores, o que justifica esta análise. O artigo analisou o impacto da capacitação docente nas práticas de liderança no Complexo Escolar 16 de Junho, em Moçâmedes, em 2024, com o objectivo de compreender a sua influência na gestão escolar, no ambiente de aprendizagem e nos desafios dos educadores. Foi utilizado um enfoque quantitativo, que incluiu a observação de actividades de capacitação, entrevistas a gestores, questionários a docentes e estudantes, e análise de documentos. Os resultados indicaram que, embora tenham sido reconhecidos benefícios, os impactos na liderança e na gestão escolar foram limitados, especialmente na tomada de decisões, resolução de conflitos e motivação da equipa. As percepções dos docentes, especialmente das mulheres, foram mais críticas em relação à capacitação, reconhecendo que a implementação de práticas de liderança foi insuficiente. A formação deve ser mais específica, contínua e adaptada às necessidades de cada género, com ênfase na resolução de conflitos, nas tecnologias e nas inovações pedagógicas. Os especialistas consideraram este estudo pertinente e recomendaram a sua replicação em outras instituições.

Biografias Autor

Jackson Pereira Nongava, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Namibe Angola

4º ano de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos. Correio: jacksonpereiranongava3@gmail.com Contacto: +244 949822106. ORCID:  https://orcid.org/0009-0001-8284-923X

Jorge Luis Mena Lorenzo, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Namibe Angola

PhD, Professor Catedrático. Coordenador de Área Científica e Pós-Graduação. Correio: jorgemenalorenzo@gmail.com  Contacto: +244 944397491 ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3244-0129

Juan Silvio Cabrera Albert, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Lubango. Angola

PhD, Professor Catedrático. Coordenador de Área Científica e Pós-Graduação. Correio: juansiporcuba@gmail.com Contacto: +244 943294763. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5276-4123

Gerardo Félix Mena Díaz, Ministério de Saúde Pública. Cuba

Médico. Doutorando em Medicina Geral Integral. Correio: gerardomd99@gmail.cu Contacto:+53 54607978 ORCID: http://orcid.org/0009-0001-5810-1184   

Wilfredo Falcón Urquiaga, Universidade Gregório Semedo

PhD, Professor Catedrático. Reitor Interino da Universidade Gregório Semedo. Angola. Correio:  falconcuba2007@gmail.com Contacto: +244 929061962 ORCID: http://orcid.org/0009-0009-0940-0530

Downloads

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Pereira Nongava, J. ., Mena Lorenzo, J. L., Cabrera Albert, J. S. ., Mena Díaz, G. F. M. D., & Falcón Urquiaga, W. . (2024). Impacto da Capacitação na Liderança dos Docentes no Complexo Escolar 16 de Junho, em Moçâmedes. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 20. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/102