Declaração de Ética

FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, concorda e adere às directrizes do Comité de Ética em Publicações (COPE) em relação aos critérios de aceitação, avaliação e publicação das contribuições. Nesse sentido, garante avaliar os artigos segundo sua relevância científica, originalidade e novidade, além de garantir a confidencialidade do processo de avaliação e o anonimato dos avaliadores e autores.

Cientes que os revisores são a base da qualidade de uma revista científica, FARMHOUSE Ciência & Tecnologia estipula como normativo para fazer parte de seu corpo de revisores o cumprimento das seguintes regras:

  • Aprovar ou rejeitar um artigo avaliado, exclusivamente por falta de relevância científica, clareza, originalidade ou incumprimento das normas da revista.
  • Aceitar a revisão de um artigo somente se possui os conhecimentos necessários para uma avaliação justa e imparcial.
  • Aceitar a revisão de um artigo, somente se houver certeza de devolvê-la no prazo proposto. Caso seja necessária uma prorrogação ou, devido a circunstâncias imprevistas, o prazo não possa ser cumprido, notificar ao editor o mais rápido possível.
  • Não aceitar a revisão de um manuscrito no caso de identificar seu autor e ter laços de amizade ou conflitos com ele.

Cada autor deve confirmar a exclusividade da revista na avaliação de seu artigo, e sua originalidade, assim como garantir que todo o conteúdo de outros autores que utilizou no seu trabalho foi devidamente citado.

Os autores devem se certificar que as imagens, tabelas e demais materiais de outros autores utilizados em seus trabalhos, não possuam protecção de direitos autorais ou que tenham concessão para utilização, reprodução, divulgação em diferentes medias, digitais e impressas. O conteúdo submetido e publicado é de responsabilidade dos autores.

FARMHOUSE Ciência & Tecnologia adere ao compromisso absoluto de não publicar qualquer obra que tenha componente de plágio ou fraude.

FARMHOUSE Ciência & Tecnologia garante que os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Uso Ético da Inteligência Artificial

A Revista FARMHOUSE Ciência & Tecnologia adopta os princípios internacionais de boas práticas no uso da Inteligência Artificial (IA) aplicados à produção e avaliação científica. O recurso a ferramentas de IA deve ser transparente, responsável e nunca substituir a autoria intelectual dos investigadores.

  1. Transparência – Sempre que a IA for utilizada em qualquer etapa da pesquisa (revisão bibliográfica, análise de dados, tradução, edição de texto ou geração de imagens), tal uso deve ser claramente declarado na submissão do artigo.
  2. Responsabilidade – Os autores permanecem integralmente responsáveis pelo conteúdo publicado, incluindo ideias, interpretações e conclusões. A IA não pode ser listada como autora ou co-autora.
  3. Integridade Académica – O uso da IA não deve comprometer a originalidade, a veracidade dos dados ou a ética da investigação. É proibida a utilização de IA para fabricar, manipular ou falsificar resultados.
  4. Protecção de Direitos Autorais e Privacidade – As ferramentas de IA devem ser utilizadas em conformidade com a legislação vigente, respeitando direitos de propriedade intelectual e a confidencialidade de dados sensíveis.
  5. Boas Práticas Internacionais – A revista segue recomendações de organismos como o COPE (Committee on Publication Ethics) e a ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), que reforçam a necessidade de declarar e justificar o uso de IA em trabalhos científicos.

https://publicationethics.org/core-practices