Sobre a Revista
“FARMHOUSE Ciência & Tecnologia” é uma publicação científica, responsável pela promoção dos resultados mais relevantes dos profissionais do Instituto Superior Politécnico de Ciência e Tecnologia (INSUTEC), assim como de Angola e outras partes do mundo.
FOCO E ESCOPO
Os seus objectivos visam mostrar o avanço das correntes científicas actuais e incentivar o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores de diferentes comunidades científicas.
“FARMHOUSE Ciência & Tecnologia” dedica o maior número de suas publicações a artigos originais que comunicam as primícias dos relatórios de pesquisas científicas.
A revista tem um enfoque multidisciplinar, com um amplo espectro que abrange as Ciências Sociais e Humanas, as Ciências Exactas e Engenharias e as Ciências Médicas.
PERIODICIDADE
A revista é de publicação semestral, nos meses Junho (Janeiro-Junho) e Dezembro (Julho-Dezembro), mas isto não inibe a possibilidade de existirem, sempre que se justifique, a publicação de edições especiais.
As suas publicações são realizadas em três idiomas, nomeadamente Português, Inglês e Espanhol.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A aceitação das contribuições depende, em grande medida, do respeito pelo perfil e política editorial estabelecidos pela revista e implica o cumprimento dos requisitos exigidos pelo seu Conselho Editorial, que detém a prerrogativa de não as aceitar.
A contribuição deve ser original e inédita, e não pode ter sido publicada ou estar sendo avaliada por outra revista.
Os textos submetidos à revista serão sujeitos a uma análise preliminar pelos editores da revista. Os itens a ter em conta são: ineditismo, adequação às normas da revista, estrutura argumentativa organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão; inclusão da lista final de referências bibliográficas com informações completas; e declaração de ineditismo.
A avaliação dos artigos é feita por especialistas da área, podendo ser angolanos ou estrangeiros com reconhecimento e prestígio na área em que actua profissionalmente e sob a forma de pares de duplo-cego, os que dispõem de 20 a 30 dias para decretar a sua validade. Se um dos árbitros avalia positivamente e outro negativamente, consulta-se um terceiro que dará o ditame final.
Concluído este processo de arbitragem encaminha-se o trabalho para a equipa de correcção para uma última avaliação (se necessário). Em seguida, encaminha-se para o editor executivo e ou de secção, que é o responsável por editar e preparar todos os trabalhos para a sua publicação.
A avaliação é cega, sem identificação dos autores e pareceristas.
O parecer sobre o trabalho, apresentado pelos árbitros, é inapelável e não público e será comunicado pelo Editorial, pessoalmente ou via e-mail para o autor ou autores, mas nunca por terceiros.
TERMOS DE LICENCIAMENTO E DIREITOS AUTORAIS
“FARMHOUSE Ciência & Tecnologia” é uma revista de acesso aberto, atendendo à definição do DOAJ, onde o detentor dos direitos autorais de um trabalho académico concede direitos de uso a outros, usando uma licença aberta Creative Commons 4.0. http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0.
O conteúdo das publicações é responsabilidade dos autores e não da revista. O direito de propriedade intelectual dos textos submetidos, pertence inteiramente aos autores, os que consederão ao editor o direito de primeira publicação. A revista renuncia a qualquer direito que ela possa ter pela sua edição ou publicação electrónica.
Cada autor deve confirmar a exclusividade da revista na avaliação de seu artigo, e sua originalidade, assim como garantir que todo o conteúdo de outros autores que utilizou no seu trabalho foi devidamente citado.
POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
FARMHOUSE Ciância & Tecnologia é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.
POLÍTICA ANTI-PLÁGIO
Todo trabalho é submetido numa primeira avaliação, a análise de plágio com o software Plagius. “FARMHOUSE Ciência & Tecnologia” adere-se ao compromisso absoluto de não publicar qualquer obra que tenha componente de plágio ou fraude.
Neste sentido, os critérios de selecção das contribuições publicadas nesta revista referem-se exclusivamente à relevância científica, clareza e originalidade.
Nota: as obras serão enviadas para a revista, localizada na sede do Instituto Superior Politécnico de Ciência e Tecnologia (INSUTEC), através do seguinte correio electrónico: revista@insutec.ao ou a través da página da revista.