Diagnóstico Sobre o Uso de Meios Digitais e Redes Sociais. Estudo de caso: Estudantes do INSUTEC

Autores

Palavras-chave:

Interação Institucional Digital, Marketing Digital Educacional, Redes Sociais Universitárias

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um diagnóstico sobre o uso de tecnologias digitais e redes sociais por estudantes universitários, com o objetivo de avaliar sua relação com a comunicação institucional. O estudo foi realizado no Instituto Superior de Tecnologias e Ciências (INSUTEC), envolvendo um grupo de estudantes. Os resultados indicam que a maioria dos participantes conheceu a instituição por meio de recomendações interpessoais, destacando a importância da boca a boca. Em relação aos meios digitais, a maioria dos estudantes possui telefone e computador, e grande parte tem acesso à internet particular, facilitando a implementação de estratégias de marketing digital. No que se refere às redes sociais, o WhatsApp e o Facebook, combinado com outras redes, foram as mais mencionadas, evidenciando a relevância dessas plataformas na interação institucional. A comunicação verbal foi identificada como o principal meio de transmissão de informações, seguida pela comunicação escrita. O diagnóstico sugere que há espaço para melhorar o uso de ferramentas digitais, como websites institucionais e redes sociais, para ampliar o alcance das mensagens e fortalecer o vínculo com os estudantes. Conclui-se que o INSUTEC pode otimizar suas práticas de marketing e comunicação, explorando a popularidade das redes sociais e a familiaridade dos estudantes com meios digitais. O estudo reforça a necessidade de estratégias que combinem a eficiência da tecnologia com o impacto das interações interpessoais.

Biografias Autor

Rouget Jesús Fundora Ruano, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Engenheiro Industrial. Coordenador dos cursos de Engenharia Informática e Sistema de Informação e Engenharia em Redes e Telecomunicações do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia. Email: rouget_fundora@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0009-0007-5834-1990

Juan Rubén Herrera Masó, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Doutor em Ciências Jurídicas. Professor Titular. Director Adjunto para a Área Científica e Coordenador do curso de Ciências Criminais do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia. Correio: rh162678@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0259-0708

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Publicado

29.12.2024

Como Citar

Fundora Ruano, R. J. ., & Herrera Masó, J. R. (2024). Diagnóstico Sobre o Uso de Meios Digitais e Redes Sociais. Estudo de caso: Estudantes do INSUTEC. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 15. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/104