A Relevância da Calliphoridae (Diptera) na Entomologia Criminalística
Palavras-chave:
Criminalística, Calliphoridae, Cuba, Dípteros, MoscasResumo
Os dípteros são, em geral, dos primeiros insectos a colonizar matéria orgânica em decomposição e os mais numerosos na maior parte das sucessões heterotróficas. As espécies que pertencem à família Calliphoridae são comuns em cadáveres em decomposição, e o seu papel nestes ecossistemas tem sido aproveitado pela comunidade científica internacional para determinar a data da morte em cadáveres humanos. Em Cuba, os estudos sobre este grupo de insectos ainda são insuficientes. A essência deste trabalho consiste em actualizar a composição taxonómica e trazer noções sobre a relação de algumas espécies de califorídeos com os períodos tanatológicos. A escassez de pesquisas sobre a sua taxonomia, ecologia e a estreita ligação com cadáveres em decomposição, em diferentes modos de morte e condições ambientais, tem dificultado o uso mais eficiente destes insectos nas investigações entomo-criminalísticas. O conhecimento biológico desta fauna específica constitui um contributo fundamental para a aplicação correcta das práticas ligadas à Entomologia Criminalística. Apresenta-se um inventário actualizado das espécies de Calliphoridae reportadas para Cuba. A partir das que já estavam registadas na literatura, outras depositadas em colecções e algumas recolhidas em diferentes substratos animais em decomposição, foram identificadas 4 subfamílias, 7 géneros e 19 espécies, todas amplamente distribuídas no Neotrópico. Pela primeira vez na Ilha actualiza-se a taxonomia do grupo, o que representa um contributo inovador para as Ciências Biológicas e para a Criminalística Cubana.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Yunier Lamoth Mayet

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




