As Vieses Periciais na Criminalística: a sua Relevância no Contexto Cubano
Palavras-chave:
Criminalística, Cuba, Objectividade, Perícia, Vieses cognitivosResumo
Os vieses cognitivos comprometem a imparcialidade e a objectividade da investigação pericial criminalística. A falta de estudos em Cuba sobre o seu impacto no âmbito psicológico e profissional do perito permitiu estabelecer como objectivo de o artigo analisar a natureza, o impacto e as possíveis soluções para mitigar o seu efeito nos resultados científico-criminalísticos. Para abordar o tema, foi realizada uma revisão crítica da literatura especializada, análise de casos reais e hipotéticos adaptados ao contexto nacional. Isso facilitou, pela primeira vez, identificar e classificar vieses particularmente perigosos para o Sistema Técnico Criminalístico Cubano. Eles foram classificados em gerais, específicos, de auto percepção e organizacionais em diversas disciplinas. É exposto como eles podem distorcer a interpretação dos mecanismos de formação e investigação de impressões digitais, indícios e vestígios. A mitigação dessa influência constitui um imperativo ético alcançável por meio de um rigoroso processo de vigilância para consolidar a objectividade, a confiança e a integridade da perícia no sistema de justiça cubano.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Susel de la Caridad Leyva Ayllón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




