Determinação Químico-Criminalística do Sexo a partir de Impressões Dérmicas
Palavras-chave:
Aminoácidos, Biomarcadores, Determinação do Sexo, Espectroscopia UV-Visível, Impressões DigitaisResumo
A determinação do sexo a partir de vestígios constitui uma ferramenta crucial para o direcionamento de investigações criminais. A exploração química das impressões digitais, especificamente dos aminoácidos do suor, representa uma alternativa promissora. Este estudo aborda esta problemática mediante a validação abrangente de dois métodos analíticos alternativos, baseados em Espectroscopia UV-Visível. O objectivo foi desenvolver e validar estatisticamente os métodos enzimático e colorimétrico para a quantificação de aminoácidos em impressões digitais, avaliando o seu poder discriminativo para a determinação do sexo, a sua robustez face a variáveis operacionais (superfície, agente revelador) e a sua aplicabilidade em casos reais. Foi implementado um desenho experimental em fases: simulação estocástica de 100 perfis de aminoácidos baseada numa distribuição log-normal a partir de dados bibliográficos, optimização sistemática de parâmetros espectroscópicos, validação metodológica de acordo com protocolos internacionais, análise do poder discriminativo mediante estatística inferencial não paramétrica e validação operacional com 1800 impressões experimentais e 60 impressões reais de arquivo criminalístico. Como resultados, foram estabelecidas condições robustas e óptimas (Enzimático: λ=436 nm, T=40°C, t=30 min; Colorimétrico: λ=570 nm, T=40°C, t=35 min). Ambos os métodos demonstraram linearidade (R² > 0,997), precisão (CV < 1,5%) e exactidão (p > 0,01 em testes de comparação de médias). A análise estatística confirmou diferenças altamente significativas (p < 0,001) entre as concentrações de aminoácidos de ambos os sexos, sendo estas aproximadamente duplicadas em mulheres. A validação com impressões reais resultou numa eficácia de 96,6%. A natureza da superfície receptora e o agente revelador físico não mostraram influência estatisticamente significativa na determinação.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Roger Reyner Legrá Correa, José Ángel Posada Jeanjacques , Arturo Fanego González

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




