PROBLEMAS QUE ILUSTRAM A VINCULAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A ESFERA AGROINDUSTRIAL

Autores

Palavras-chave:

Sistema; Ambiente; Desempenho profissional; Problemas matemáticos.

Resumo

O presente trabalho responde a um problema do processo de ensino-aprendizagem no curso de Engenharia de Processos Agroindustriais da Universidade da Granma, referido à falta de compreensão, por parte dos alunos do curso, da utilidade dos conhecimentos matemáticos para enfrentar problemas da vida quotidiana e do seu futuro desempenho profissional. Com o objetivo de contribuir para a solução deste problema, é elaborado um sistema de problemas matemáticos ligados ao ambiente de vida dos alunos, que incluem aspectos da sua futura vida profissional. No trabalho são utilizados métodos teóricos como o analítico-sintético e o indutivo-dedutivo e métodos empíricos como testes pedagógicos, entrevistas, observação e análise documental; são também empregues procedimentos matemáticos como o cálculo de percentagens. O objetivo deste artigo é apresentar uma amostra do sistema de problemas matemáticos criado para favorecer o processo de ligação entre a matemática e a esfera profissional dos futuros licenciados do curso de Engenharia de Processos Agro-industriais da Universidade da Granma, bem como o desenvolvimento das suas capacidades de resolução de problemas matemáticos.

Biografias Autor

Félix Alberto Garcez Perdomo, Universidade de Granma

Licenciado Félix Alberto Garcez Perdomo. Professor auxiliar da Universidade de Granma. Mestre em Educação. Universidade de Granma.Cuba.

Félix Yero Ricardo, Universidad de Granma

Lic. Felix Yero Ricardo. Professor Assistente. Mestre em Ciências da Educação. Universidade de Granma. Cuba. fyeror@udg.co.cu.   ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6067-876X

Publicado

31.07.2023

Como Citar

Garcez Perdomo, F. A., & Yero Ricardo, F. (2023). PROBLEMAS QUE ILUSTRAM A VINCULAÇÃO DA MATEMÁTICA COM A ESFERA AGROINDUSTRIAL. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(02). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/40