A EFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Augusto Alberto Júlio de Oliveira Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Palavras-chave:

Administração, Comportamento organizacional, Comunicação, Liderança

Resumo

A comunicação é um elemento sine qua non para a interação entre os diferentes constituintes de uma organização, pois, fomenta o fortalecimento, unidade, agregação de valores, identidade e imagem da organização ao público interno (líder, colaboradores e funcionários de base) e externo (empresas, sócios, meios de comunicação e em última instância aos clientes). Para que ela flua e seja benéfica a todos, os líderes necessitam ter o domínio das ferramentas essenciais a fim de reduzir os conflitos. Isto é, o que comunicar? Quem comunica? Como? Onde? Quando? Por que? São indagações a serem feitas a organização. Para dar solução a esse desiderato, é imprescindível conhecer o tipo de líder, mais do que eficaz, o líder necessita ser eficiente e saber comunicar a informação certa em tempo oportuno. O presente artigo tem como finalidade analisar as principais ferramentas de uma comunicação organizacional baseando-se na pesquisa qualitativa, assente a revisão bibliográfica para contribuir na redução de conflitos institucionais.

Biografia Autor

Augusto Alberto Júlio de Oliveira, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Psicologia Social e das Organizações; Diplomado em Ensino de Língua Portuguesa.

Docente de Comunicação Pessoal e Empresarial (C.P.E.) no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologias (INSUTEC).

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

22.12.2023

Como Citar

Júlio de Oliveira, A. A. . (2023). A EFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS INSTITUCIONAIS. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(03). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/48