VISÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO TRATAMENTO AOS TRASTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

processo ensino-aprendizagem, leitura, escrita e aritmética, transtornos específicos de aprendizagem

Resumo

O objectivo deste artigo é: fornecer uma visão didático-pedagógica do tratamento de transtornos específicos de aprendizagem em tempos de pandemia; onde o mundo enfrenta situações epidemiológicas difíceis devido ao surgimento do vírus SARS COV-2, causador da COVID 19, um vírus que teve um impacto negativo em todos os setores, incluindo o setor da educação. Em Cuba foram muitas as medidas adotadas para que o processo de ensino-aprendizagem de nossas crianças e jovens sofrera o mínimo de afectações, nesse sentido a estratégia é tomada para orientar pais e responsáveis em termos de atenção e acompanhamento das crianças nas tarefas de ensino, a partir do acompanhamento da visualização das tele-aulas, para o alcance dos objectivos de cada série. Um grupo particularmente afectado tem sido as crianças da segunda classe, fase em que as habilidades são desenvolvidas e o complexo processo de aprendizagem da leitura, escrita e aritmética é consolidado. No entanto, após assistir às tele-aulas e desenvolver as atividades orientadas nas apostilas, há um grupo de alunos em que as dificuldades persistem. É então que os pais e responsáveis se deparam com a dúvida de qual conduta seguir e quais atividades desenvolver para dar atenção a tais insuficiências.

Biografias Autor

Fredi Fonseca Tamayo, Dirección Municipal de Educación de Manzanillo

PhD em Ciências Pedagógicas. Professor Assistente da Universidade de Granma Cuba.

Metod´ólogo da Direcção Municipal de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba.

Yamisela Martínez Céspedes, Universidade de Granma

Licenciada en Educación Especial. Máster en Ciencias de la Educación Mención Educación Especial y coordinadora de la carrera Educación Especial en la Universidad de Granma. ORCID: 0000 - 0003 - 2769 -659X

Yusleidys Rodríguez Aguilar, Universidade de Granma

Yusleidys Rodríguez Aguilar.  Professora Titular pela Universidade de Granma.

ORCID: 0000-0002-5109-6140. 

e-mail: rodriguez@udg.co.cu

Publicado

22.12.2023

Como Citar

Fonseca Tamayo, F., Martínez Céspedes, Y. ., & Rodríguez Aguilar, Y. (2023). VISÃO DIDÁTICA-PEDAGÓGICA DO TRATAMENTO AOS TRASTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(03). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/52