UMA NOVA OLHADA DO TRATAMENTO DIDÁTICO AO CÁLCULO MEDIANTE O USO DO ÁBACO EM EDUCANDOS CEGOS
Palavras-chave:
Aprendizes cegos, Ábaco, Tratamento didático, Cálculo aritmético, Ensino fundamental.Resumo
O desenvolvimento acelerado do mundo e o necessário desenvolvimento da educação, em particular, na educação de aprendizes cegos, impõe novos desafios aos profissionais na direção de um processo pedagógico no ensino da Matemática para o desenvolvimento do cálculo nesses educandos. O uso do ábaco por aprendizes cegos desempenha um papel nesta questão. O objectivo deste artigo é oferecer uma nova perspectiva sobre o tratamento didático da aritmética por meio do uso do ábaco em alunos cegos. Como resultado final, pretende-se oferecer os elementos que, do ponto de vista didático, são de grande importância conhecer para resolver os problemas apresentados por alunos cegos no desenvolvimento de habilidades de cálculo. A proposta baseia-se nos resultados de uma dissertação de mestrado e do projecto "Atenção educacional à diversidade em diferentes contextos educacionais", que se baseia no estudo dos problemas existentes e das características dos alunos cegos, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórica cultural e da pedagogia cubana.
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