UMA NOVA OLHADA DO TRATAMENTO DIDÁTICO AO CÁLCULO MEDIANTE O USO DO ÁBACO EM EDUCANDOS CEGOS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizes cegos, Ábaco, Tratamento didático, Cálculo aritmético, Ensino fundamental.

Resumo

O desenvolvimento acelerado do mundo e o necessário desenvolvimento da educação, em particular, na educação de aprendizes cegos, impõe novos desafios aos profissionais na direção de um processo pedagógico no ensino da Matemática para o desenvolvimento do cálculo nesses educandos. O uso do ábaco por aprendizes cegos desempenha um papel nesta questão. O objectivo deste artigo é oferecer uma nova perspectiva sobre o tratamento didático da aritmética por meio do uso do ábaco em alunos cegos. Como resultado final, pretende-se oferecer os elementos que, do ponto de vista didático, são de grande importância conhecer para resolver os problemas apresentados por alunos cegos no desenvolvimento de habilidades de cálculo. A proposta baseia-se nos resultados de uma dissertação de mestrado e do projecto "Atenção educacional à diversidade em diferentes contextos educacionais", que se baseia no estudo dos problemas existentes e das características dos alunos cegos, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórica cultural e da pedagogia cubana.

Biografias Autor

Antonio Giraldo Santiago Cancino, Universidade de Granma

Mestre em Ciências do Ensino Superior. Professor assistente e especialista em Tifopedagogia, e pesquisador do Departamento de Educação Especial da Universidade de Granma.

Fredi Fonseca Tamayo, Dirección Municipal de Educación de Manzanillo

PhD em Ciências Pedagógicas. Professor Titular pela Universidade de Granma. Cuba.

Direcção Municipal de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba.

Julio Cesar Machado Vázquez, Universidade de Granma

Licenciado em Educação Especial. Investigador do departamento de Educação Especial da Universidade de Granma. Cuba.

Publicado

22.12.2023

Como Citar

Santiago Cancino, A. G. ., Fonseca Tamayo, F., & Machado Vázquez, J. C. . (2023). UMA NOVA OLHADA DO TRATAMENTO DIDÁTICO AO CÁLCULO MEDIANTE O USO DO ÁBACO EM EDUCANDOS CEGOS. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(03). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/53