REALIDADE E PERSPECTIVA DO PROCESSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA LOCAL

Autores

Palavras-chave:

aperfeiçoamento, processo pedagógico, qualidade da aprendizagem, formação integral, município de Manzanillo

Resumo

Este artigo refere-se aos referenciais teóricos de um projeto institucional que visa: melhorar o processo pedagógico dos diferentes níveis educacionais do município de Manzanillo, a partir da concepção de novos modelos, estratégias, procedimentos, métodos e metodologias, para melhorar a qualidade da educação recebida por crianças, adolescentes, jovens e adultos. As contribuições científicas visam atingir os seguintes objetivos específicos: melhorar a qualidade da educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos de acordo com as demandas do Ministério da Educação; elevar a qualidade e relevância do processo pedagógico na formação integral dos alunos para apoiar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de Manzanillo; Melhorar a eficiência e eficácia do processo pedagógico nos diferentes níveis de ensino. Contribuirá para melhorar a qualidade do processo pedagógico nos diferentes níveis de ensino que responda às necessidades de aprendizagem relevantes e eficazes e para o desenvolvimento sustentável da Província Granma. Suas principais contribuições são: melhorar a qualidade da formação integral dos alunos de acordo com as demandas do Ministério da Educação; elevar a qualidade e relevância do processo pedagógico para apoiar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de Manzanillo; bem como a sua eficiência e eficácia nos diferentes níveis de ensino, elevando a qualidade da aprendizagem.

Biografias Autor

Fredi Fonseca Tamayo, Dirección Municipal de Educación de Manzanillo

PhD em Ciências Pedagógicas. Professor Titular pela Universidade de Granma. Cuba.

Metodologista da Direcção Municipal de Educação

María Luísa Tía Pacheco, Dirección Municipal de Educación de Manzanillo

Licenciada em Educação na especialidade de Química; Mestre em Ciências da Educação Menção Educação Técnica e Profissional. Doutora em Ciências Pedagógicas. Docente da Universidade de Granma. Metodologista da Educação de Jovens e Adultos.

Mireya Sarmiento Pena, Direcção Municipal de Educação. Manzanilho. Granma.

Subdirectora do Trabalho Preventivo da Direcção Geral de Educação de Manzanillo, Granma. Cuba. ORCID: 0009-0004-1860-3616.

Yordan Polo Guisado, Direcção Geral de Educação. Manzanillo

Director Geral de Educação do Município de Manzanillo, Granma. Cuba.

ORCID: 0009-0002-1914-6846. e-mail: ypologuisado@gmail.com. 

Publicado

22.12.2023

Como Citar

Fonseca Tamayo, F., Tía Pacheco, M. L. ., Sarmiento Pena, M., & Polo Guisado, Y. (2023). REALIDADE E PERSPECTIVA DO PROCESSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA LOCAL. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(03). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/54