A Problematização do Conteúdo Reacções Químicas na Formação do Técnico Médio
Palavras-chave:
Contextualização, problematização, profissionalização, reações químicas.Resumo
O artigo tem como objetivo: caracterizar um modelo didático de tratamento do conteúdo das reações químicas com ênfase no componente de problematização, de forma que favoreça a preparação profissional dos estudantes da Educação Técnica e Profissional como prioridade atual da política do estado cubano , ou seja, portanto, dadas as exigências do processo de ensino-aprendizagem numa concepção desenvolvimentista, no modelo de escola politécnica, a necessária busca por recursos didáticos é apreciada em correspondência com os desafios e demandas da pedagogia contemporânea, caracterizada por elevado desenvolvimento científico .-técnico. Para a construção do modelo foram levados em consideração métodos teóricos, como analítico-sintético, indutivo-dedutivo, modelagem e sistêmico estrutural-funcional. O ponto de partida é a caracterização do modelo que se estrutura pelos subsistemas Motivação, Apropriação e Sistematização do conteúdo das reações químicas, a partir da integração das diretrizes, estruturado pela profissionalização contextualizada do referido conteúdo, o que promove a aprendizagem desenvolvimental. Desta forma, contribuímos para melhorar a qualidade da aprendizagem a partir do projeto institucional “A melhoria do processo pedagógico na Educação no município de Manzanillo”. A aplicação prática da proposta permitiu corroborar a sua eficácia na aprendizagem de Química pelos alunos, o que contribui para elevar a qualidade da aprendizagem e a formação básica integral que o graduado deve ter.
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Direitos de Autor (c) 2024 María Luisa Tiá Pacheco, Victoria Elvira Torres Moreno, Alexis González Salas, Mayelin La O Núñez
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