A Problematização do Conteúdo Reacções Químicas na Formação do Técnico Médio

Autores

Palavras-chave:

Contextualização, problematização, profissionalização, reações químicas.

Resumo

O artigo tem como objetivo: caracterizar um modelo didático de tratamento do conteúdo das reações químicas com ênfase no componente de problematização, de forma que favoreça a preparação profissional dos estudantes da Educação Técnica e Profissional como prioridade atual da política do estado cubano , ou seja, portanto, dadas as exigências do processo de ensino-aprendizagem numa concepção desenvolvimentista, no modelo de escola politécnica, a necessária busca por recursos didáticos é apreciada em correspondência com os desafios e demandas da pedagogia contemporânea, caracterizada por elevado desenvolvimento científico .-técnico. Para a construção do modelo foram levados em consideração métodos teóricos, como analítico-sintético, indutivo-dedutivo, modelagem e sistêmico estrutural-funcional. O ponto de partida é a caracterização do modelo que se estrutura pelos subsistemas Motivação, Apropriação e Sistematização do conteúdo das reações químicas, a partir da integração das diretrizes, estruturado pela profissionalização contextualizada do referido conteúdo, o que promove a aprendizagem desenvolvimental. Desta forma, contribuímos para melhorar a qualidade da aprendizagem a partir do projeto institucional “A melhoria do processo pedagógico na Educação no município de Manzanillo”. A aplicação prática da proposta permitiu corroborar a sua eficácia na aprendizagem de Química pelos alunos, o que contribui para elevar a qualidade da aprendizagem e a formação básica integral que o graduado deve ter.

Biografias Autor

María Luisa Tiá Pacheco, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Doutora em Ciências Pedagógicas. Licenciada em Química

Victoria Elvira Torres Moreno, Universidade de Granma

Doutora em Ciências Pedagógicas. Universidade de Granma. Cuba. elviratorresmoreno475@gmail.com

 

 

Alexis González Salas, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Mestre em Ciências. Direcção Municipal de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba. gonzalezsalas52@gmail.com Teléfono: 58842333

Mayelin La O Núñez, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Direcção Municipal de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba. mayelinlaonunez@.gmail.com  Código ORCID: 0009-0007-0465-8343

Publicado

01.07.2024

Como Citar

Tiá Pacheco, M. L., Torres Moreno, V. E., González Salas, A. ., & La O Núñez, M. (2024). A Problematização do Conteúdo Reacções Químicas na Formação do Técnico Médio. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(04). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/75