Elementos a Considerar na Educação, Orientação, Terapia de Casais e Sexual, no Contexto Cubano
Palavras-chave:
educação sexual, preferência sexual, psicoterapia, terapia de casais, terapia sexualResumo
Os conhecimentos em medicina sexual estão a avançar a passos largos e, neste desenvolvimento, destacam-se as boas práticas terapêuticas. Neste sentido, os pacientes com preocupações e perturbações sexuais recorrem a consultas de sexologia, que requerem uma abordagem baseada na educação, no aconselhamento e na terapia, reforçada ao longo do tempo com a abertura de novas perspectivas. Objetivo: descrever alguns elementos a ter em conta na educação, aconselhamento, terapia de casal e sexual no contexto cubano. Métodos: foram examinadas diferentes bases de dados, utilizando palavras-chave retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde. Os termos utilizados foram educação sexual, orientação sexual, terapia de casal, terapia sexual, psicoterapia. Desenvolvimento: foram aprofundados os elementos teóricos, metodológicos e práticos da educação, do aconselhamento, da terapia de casal e da terapia sexual, especialmente a relação, os factores paciente e terapeuta, a entrevista, as expectativas e as acções terapêuticas próprias de cada modelo psicoterapêutico. Conclusões: Foram descritos elementos teóricos, metodológicos e práticos relacionados com a educação, o aconselhamento, a terapia de casal e a terapia sexual, com base numa sistematização teórica. Foram compreendidas as complexidades associadas às boas práticas terapêuticas que garantem uma abordagem personalizada, flexível e abrangente das preocupações e perturbações sexuais.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Iyamira Hernandes Pita, Soura Sonia Formental Hernández, Maria do Carmen Vizcaíno Alonso, Nereyda Oliva Núñez
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.