Elementos a Considerar na Educação, Orientação, Terapia de Casais e Sexual, no Contexto Cubano

Autores

Palavras-chave:

educação sexual, preferência sexual, psicoterapia, terapia de casais, terapia sexual

Resumo

Os conhecimentos em medicina sexual estão a avançar a passos largos e, neste desenvolvimento, destacam-se as boas práticas terapêuticas. Neste sentido, os pacientes com preocupações e perturbações sexuais recorrem a consultas de sexologia, que requerem uma abordagem baseada na educação, no aconselhamento e na terapia, reforçada ao longo do tempo com a abertura de novas perspectivas. Objetivo: descrever alguns elementos a ter em conta na educação, aconselhamento, terapia de casal e sexual no contexto cubano. Métodos: foram examinadas diferentes bases de dados, utilizando palavras-chave retiradas dos Descritores em Ciências da Saúde. Os termos utilizados foram educação sexual, orientação sexual, terapia de casal, terapia sexual, psicoterapia. Desenvolvimento: foram aprofundados os elementos teóricos, metodológicos e práticos da educação, do aconselhamento, da terapia de casal e da terapia sexual, especialmente a relação, os factores paciente e terapeuta, a entrevista, as expectativas e as acções terapêuticas próprias de cada modelo psicoterapêutico. Conclusões: Foram descritos elementos teóricos, metodológicos e práticos relacionados com a educação, o aconselhamento, a terapia de casal e a terapia sexual, com base numa sistematização teórica. Foram compreendidas as complexidades associadas às boas práticas terapêuticas que garantem uma abordagem personalizada, flexível e abrangente das preocupações e perturbações sexuais.

 

Biografias Autor

Soura Sonia Formental Hernández, Centro de Saude Mental Boyeros. Havana. Cuba.

Doutora em Medicina. Especialista de Primeiro e Segundo Grau em Psiquiatria. Mestre em Sexualidade. Professora e Investigadora Auxiliar. Centro de Salude Mental Boyeros. Havana. Cuba. sourasonia@infomed.sld.cu.

 

Iyamira Hernandes Pita, Universidade da Havana

Licenciada em Sociología. Doutora em Sociología. Mestre em Sexualidade. Professora e Investigadora Titular do Departamento de Sociología da Universidade da Havana. Cuba. Email: arimayi@infomed.sld.cu.

 

Maria do Carmen Vizcaíno Alonso, Universidade de Ciências Médicas. Havana

Doutora em Medicina. Especialista Primero y Segundo Grau em Psiquiatría. Doutora em Ciências Médicas. Mestre em Pedagogía  e Sexualidad. Professora Consultante Titular. Investigadora Titular da Universidade de Ciências Médicas da Havana., Facultade de Ciências Médicas “Victoria de Girón”, Departamento de Saude Pública.  Havana. Cuba. maryvizcaino@infomed.sld.cu.

 

Nereyda Oliva Núñez, Universidade de Ciências Médicas. Havana

Doutora em Medicina. Especialista de Primeiro e Segundo Grau em Medicina Geral Integral. Mestre em Longevidade Satisfatória. Professora Assistente. Investigadora Auxiliar da Universidade de Ciências Médicas da Havana.  noliva@infomed.sld.cu.

 

Publicado

01.07.2024

Como Citar

Formental Hernández, S. S., Hernandes Pita, I. ., Vizcaíno Alonso, M. del C. ., & Oliva Núñez, N. . (2024). Elementos a Considerar na Educação, Orientação, Terapia de Casais e Sexual, no Contexto Cubano. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(04). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/77