Desafios de Actuação do Professor Diante da Diversidade Cultural nos Alunos da 6ª Classe da Escola Primária Nº 8/Soyo

Autores

Palavras-chave:

actuação, Professor, Diversidade, Cultura

Resumo

O presente artigo, investiga as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lidar com um ambiente escolar multicultural. O objectivo geral da pesquisa é analisar os principais desafios encontrados pelos professores durante sua actuação em contextos de diversidade cultural. Para sustentar teoricamente a análise, foi realizada uma revisão bibliográfica, aprofundando os fundamentos teóricos e metodológicos que embasam a relação entre prática docente e diversidade cultural. A pesquisa adopta um carácter descritivo, com abordagem mista, permitindo uma visão abrangente sobre o tema. Os instrumentos de colecta de dados incluem entrevistas direccionadas aos membros da direcção e questionários aplicados aos professores, contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos evidenciam pontos convergentes e divergentes sobre o impacto da diversidade cultural na prática docente, destacando a necessidade de compreender que cada construção cultural e social possui sua própria dinâmica, influenciando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, reforça-se a importância de que os professores aprofundem seus procedimentos metodológicos e estratégias pedagógicas, promovendo um ensino mais inclusivo e adaptado à realidade multicultural da escola.

Palavras-Chave: Actuação, Professor, Diversidade e Cultura.

Biografia Autor

Egídio Martina Manuel, Instituto Superior Politécnico do Soyo

Mestrado em Pedagogia do Ensino Superior. Instituto Superior Politécnico do Soyo. Angola. E-mail: gidinhoe@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0009-0009-7325-2974

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Manuel, E. M. (2025). Desafios de Actuação do Professor Diante da Diversidade Cultural nos Alunos da 6ª Classe da Escola Primária Nº 8/Soyo. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 18. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/117