Desafios de Actuação do Professor Diante da Diversidade Cultural nos Alunos da 6ª Classe da Escola Primária Nº 8/Soyo
Palavras-chave:
actuação, Professor, Diversidade, CulturaResumo
O presente artigo, investiga as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao lidar com um ambiente escolar multicultural. O objectivo geral da pesquisa é analisar os principais desafios encontrados pelos professores durante sua actuação em contextos de diversidade cultural. Para sustentar teoricamente a análise, foi realizada uma revisão bibliográfica, aprofundando os fundamentos teóricos e metodológicos que embasam a relação entre prática docente e diversidade cultural. A pesquisa adopta um carácter descritivo, com abordagem mista, permitindo uma visão abrangente sobre o tema. Os instrumentos de colecta de dados incluem entrevistas direccionadas aos membros da direcção e questionários aplicados aos professores, contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos evidenciam pontos convergentes e divergentes sobre o impacto da diversidade cultural na prática docente, destacando a necessidade de compreender que cada construção cultural e social possui sua própria dinâmica, influenciando os processos de ensino e aprendizagem. Assim, reforça-se a importância de que os professores aprofundem seus procedimentos metodológicos e estratégias pedagógicas, promovendo um ensino mais inclusivo e adaptado à realidade multicultural da escola.
Palavras-Chave: Actuação, Professor, Diversidade e Cultura.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Egídio Martina Manuel

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.