Análise e Implementação de Políticas de Segurança em Redes de Dados Sensíveis Caso de Estudo: Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA)

Autores

Palavras-chave:

ISO 27001 e ISO/IEC 27002, Políticas de segurança, Redes de dados, Segurança da Informação.

Resumo

O crescente inter-conectividade digital e o avanço das tecnologias de informação trazem desafios significativos no que diz respeito à proteção de dados em instituições educacionais. Este estudo tem como objetivo propor a implementação de políticas de segurança de informação no Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola. Uma instituição acadêmica que enfrenta o desafio de garantir a proteção de informações críticas em sua infraestrutura de rede. Através da análise das vulnerabilidades existentes, buscou-se desenvolver e recomendar medidas de segurança alinhadas às normas nacionais e internacionais, com o intuito de mitigar riscos e fortalecer a proteção das informações. Dada a relevância estratégica da segurança da informação para o ambiente acadêmico, o trabalho analisou as vulnerabilidades existentes e propôs medidas de segurança baseadas nas normas ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27002.

Biografia Autor

António João Fragoso Filipe Filipe, Universidade Gregório Semedo

           Universidade Gregório Semedo. E-mail: af211195@aluno.ugs.ed.ao Orcid: https://orcid.org/0009-0007-8217-4395

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Filipe, A. J. F. F. (2025). Análise e Implementação de Políticas de Segurança em Redes de Dados Sensíveis Caso de Estudo: Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola (ISIA). FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 19. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/131