Inteligência Artificial Aplicada à Previsão de Sistemas Complexos: Estudo de Caso na Criminologia Urbana em Angola

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Criminologia Urbana, Previsão Crimilogógica, Sistemas Complexos em Angola

Resumo

Este artigo examina a aplicação da inteligência artificial (IA) na previsão e análise de sistemas complexos no contexto da criminologia urbana em Angola. A partir de uma abordagem interdisciplinar, que combina fundamentos da criminologia crítica e métodos computacionais avançados, explora-se como modelos preditivos podem ser utilizados para compreender e antecipar padrões de criminalidade urbana. A pesquisa destaca o potencial transformador da IA para informar políticas públicas de segurança e prevenir crimes, respeitando princípios éticos e direitos fundamentais.

Biografias Autor

Rouget Jesús Fundora Ruano, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Informática Educativa. Coordenador dos cursos de Engenharia em Informática e Sistemas de Informação e Engenharia em Redes e Telecomunicações.

Juan Ruben Herrera Masó, Instituto Superior Politécnico de Ciências Criminais

Mestre em Ciência e Tecnologia, Doutor em Ciências Jurídicas. Coordenador do curso de Ciências Criminais no INSUTEC.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Fundora Ruano, R. J. ., & Herrera Masó, J. R. . . (2025). Inteligência Artificial Aplicada à Previsão de Sistemas Complexos: Estudo de Caso na Criminologia Urbana em Angola. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 19. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/137