Efeito da temperatura controlada no ciclo biológico de Cochliomyia Macellaria Fabricius, 1775; Chrysomya Rufifacies Macquart, 1843 e Phaenicia Eximia Wiedemann, 1819 (Diptera: Calliphoridae)
Palavras-chave:
Calliphoridae, Criminalística, Cuba, Díptero, LarvasResumo
Cochliomyia macellaria Fabricius, 1775; Chrysomya rufifacies Macquart, 1843 e Phaenicia eximia Wiedemann, 1819, pertencem à família Calliphoridae e são consideradas pela comunidade científica internacional como sendo de interesse criminalístico, devido ao facto de serem frequentes na maioria dos estados de decomposição de um cadáver. Os estudos sobre a taxonomia e a influência de factores climatológicos no desenvolvimento de estágios imaturos de califóridos são uma vertente de investigação sem precedentes em Cuba. A insuficiência de referências sobre esta fauna em particular impede a utilização destas espécies para determinar o intervalo pós-morte na criminalística cubana. O objectivo desta investigação foi avaliar a influência da temperatura em condições controladas de laboratório (30 °C e 70-90 % de humidade relativa) na duração do ciclo biológico destas espécies. Os calíforos adultos foram recolhidos através da técnica de jameo e identificados através de chaves dicotómicas do grupo no Neotrópico. As características morfológicas dos estágios imaturos observadas ao microscópio óptico foram descritas e ilustradas para posterior identificação. São apresentadas curvas de crescimento larval para cada uma das espécies seleccionadas. A morfologia dos estágios imaturos facilitou a identificação taxonómica correcta, bem como a determinação da transição dos seus estágios larvais. Este estudo é o primeiro realizado com Calliphoridae. Os resultados obtidos enriquecem a taxonomia sobre esta família de insectos; reforça-se o conhecimento sobre os mesmos, apoiando a sua utilidade prática e constituindo uma ferramenta alternativa e inovadora para a estimativa do intervalo pós-morte.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Yunier Lamoth Mayet

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




