A TRANVERSALIDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO ANGOLANO
Palavras-chave:
currículo universitário, língua portuguesa, transversalidadeResumo
O maior desafio social que se coloca ao cidadão da era moderna é a da aquisição de competências que lhe permitam ser bem-sucedido numa sociedade em constante e variada mutação. Para que o indivíduo alcance esse desiderato, o ensino em Língua Portuguesa assume um papel preponderante não só como meio promotor do desenvolvimento das proficiências da escrita e da oralidade, mas também como fertilizante do pensamento analítico, crítico, conducente à sua participação activa na sociedade. Neste domínio, a escola assume-se como o primário meio de socialização onde o ser imberbe recebe conteúdos programáticos, éticos e deontológicos – através da transversalidade da Língua Portuguesa - que o habilitarão a dar o seu contributo para o desenvolvimento da nação através não só do exercício de uma profissão, mas também de uma conduta social que se espera modelar. Em termos comunicativos, o facto de o Português ser, historicamente, a língua oficial de Angola, deve requerer dos agentes educativos - concretamente dos professores - um cuidado inovador para a sua qualificada implementação nos currículos escolares do ensino superior. Uma vez que a universidade é o espaço privilegiado para a consolidação, aprimoração e desenvolvimento do conhecimento científico e da componente humana, a transversalidade da Língua Portuguesa é uma inovação que se impõe para que o universitário se transforme em cidadão do universo, habilitado a impor-se em díspares cenários profissionais ancorados no Português.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Mário Simões de Sousa Araújo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




