Covid-19 e Implicações Jurídico-Sociais para o Sector da Educação em Angola

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Desigualdades sociais, Estado de emergência

Resumo

Neste ensaio reflectiu-se sobre a pandemia COVID-19 e suas implicações jurídico-sociais no sector da educação em Angola, no período entre 2019 e 2021. Baseado numa pesquisa bibliográfica e documental, este ensaio consubstancia análises em torno das medidas decorrentes das declarações de estado de emergência e da situação de calamidade pública. Argumenta-se que as medidas de obrigatoriedade de distanciamento físico e do uso de materiais de biossegurança, assim como a proibição de aglomerações ou concentrações de mais de 50 pessoas, e o encerramento das creches, escolas e universidades públicas e privadas provocaram impacto negativo no sector da educação, manifestado na suspensão ou rescisão de contratos de trabalho entre empregadores e trabalhadores do sector da educação; na falência de entidades promotoras das creches, escolas e universidades privadas; no desemprego de trabalhadores do sector da educação e, consequentemente, no sofrimento das suas famílias. Concluiu-se que as implicações jurídico-sociais da COVID-19 no Sector da Educação em Angola reflectiram os problemas estruturais do País.

Biografia Autor

Vivaz Bandeira, Universidade Agostinho Neto

Mestre. Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola.                                                                                         E-mail: vivazb86@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7538-4059

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Publicado

30.06.2025

Como Citar

Bandeira, V. (2025). Covid-19 e Implicações Jurídico-Sociais para o Sector da Educação em Angola. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 17. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/122