A Comunicação Interna na Gestão Escolar do Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes

Autores

Palavras-chave:

Comunicação interna, Gestão escolar, Eficácia educacional, Participação estudantil

Resumo

Este estudo analisou a influência da comunicação interna na gestão escolar do Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes, com o objetivo de avaliar seu impacto em 2024. Adotou-se uma abordagem mista, descritiva-exploratória, com desenho não experimental e transversal. A pesquisa utilizou triangulação metodológica, combinando entrevistas, questionários, guias de observação e análise documental para uma visão abrangente do problema. Os métodos estatísticos aplicados incluíram o teste Chi-quadrado, ANOVA e Correlação de Spearman para identificar associações entre as variáveis analisadas. Os resultados indicaram que a percepção da comunicação interna variou entre os grupos analisados. Enquanto os gestores consideraram-na relativamente eficiente, docentes e estudantes apontaram falhas significativas, como a falta de clareza na transmissão de informações, a baixa interação e a escassa participação nas decisões institucionais. A pesquisa propôs ações estratégicas, evidenciando a necessidade de atualizar os canais de comunicação interna para melhorar a gestão escolar. As conclusões destacaram a relevância da investigação, sugerindo melhorias na qualidade educativa e no desempenho escolar, além de ressaltar a importância de uma comunicação inclusiva e eficiente no contexto angolano. A pesquisa inovou ao abordar a comunicação interna no Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes, propondo uma adaptação da gestão escolar para um modelo mais colaborativo.

Biografias Autor

José Chiteculo Alberto, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Namibe

Estudante de 4º ano de Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos; Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Namibe. Angola

Jorge Luís Mena Lorenzo, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Namibe. Angola

PhD. Professor Catedrático. Coordenador de Área Científica e Pós-Graduação. E-mail: jorgemenalorenzo@gmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0002-3244-0129

Juan Silvio Cabrera Albert, Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo, Lubango. Angola

PhD, Professor Catedrático. Coordenador de Área Científica e Pós-Graduação. E-mail: juansiporcuba@gmail.com  Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5276-4123

Gerardo Félix Mena Días, Ministério da Saúde Pública. Cuba

Médico. Doutorando em Medicina Geral Integral. Ministério da Saúde Pública. Cuba.  E-mail: gerardomd99@gmail.cu Orcid: http://orcid.org/0009-0001-5810-1184

William Falcón Serrano, Universidade de Pinar do Rio. Cuba

Professor e Investigador. Universidade de Pinar do Río. Cuba. E-mail: willfalconse@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0000-7959-3088

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Chiteculo Alberto, J. ., Mena Lorenzo, J. L., Cabrera Albert, J. S. ., Mena Días, G. F. ., & Falcón Serrano, W. (2025). A Comunicação Interna na Gestão Escolar do Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 20. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/125