A Comunicação Interna na Gestão Escolar do Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes
Palavras-chave:
Comunicação interna, Gestão escolar, Eficácia educacional, Participação estudantilResumo
Este estudo analisou a influência da comunicação interna na gestão escolar do Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes, com o objetivo de avaliar seu impacto em 2024. Adotou-se uma abordagem mista, descritiva-exploratória, com desenho não experimental e transversal. A pesquisa utilizou triangulação metodológica, combinando entrevistas, questionários, guias de observação e análise documental para uma visão abrangente do problema. Os métodos estatísticos aplicados incluíram o teste Chi-quadrado, ANOVA e Correlação de Spearman para identificar associações entre as variáveis analisadas. Os resultados indicaram que a percepção da comunicação interna variou entre os grupos analisados. Enquanto os gestores consideraram-na relativamente eficiente, docentes e estudantes apontaram falhas significativas, como a falta de clareza na transmissão de informações, a baixa interação e a escassa participação nas decisões institucionais. A pesquisa propôs ações estratégicas, evidenciando a necessidade de atualizar os canais de comunicação interna para melhorar a gestão escolar. As conclusões destacaram a relevância da investigação, sugerindo melhorias na qualidade educativa e no desempenho escolar, além de ressaltar a importância de uma comunicação inclusiva e eficiente no contexto angolano. A pesquisa inovou ao abordar a comunicação interna no Instituto Técnico de Saúde de Moçâmedes, propondo uma adaptação da gestão escolar para um modelo mais colaborativo.
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Direitos de Autor (c) 2025 José Chiteculo Alberto, Jorge Luís Mena Lorenzo, Juan Silvio Cabrera Albert, Gerardo Félix Mena Días, William Falcón Serrano

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