Comprometimento Organizacional: Estudo de caso no Estabelecimento Penitenciário de Viana -SP/MININT
Palavras-chave:
Comprometimento organizacional, Efectivos, Gestão pública, Sistema penitenciário de VianaResumo
Este artigo tem como objectivo caracterizar as componentes que influenciam o comprometimento organizacional dos efectivos do Estabelecimento Penitenciário de Viana, Angola. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, utilizou um questionário estruturado com nove questões fechadas, abordando as dimensões afectiva, normativa e instrumental do comprometimento organizacional. Com uma amostra aleatória de 240 participantes, os resultados indicaram que as componentes afectiva e normativa, relacionadas à ligação emocional e ao senso de dever moral, são as principais determinantes do comprometimento organizacional. Por outro lado, a componente instrumental, associada a benefícios e recompensas, revelou-se irrelevante para o contexto estudado. Este estudo contribui para o aprimoramento das políticas de gestão de recursos humanos no sector público angolano, particularmente no ambiente penitenciário.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Valnira Regina do Amaral Gourgel António José, Carlos Rafael Figueredo Verdecia, Marcos Júlio Dalas Mandele

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.