Formação Docente na Primeira Infância e Inteligência Artificial: Estudo de Caso Círculo Infantil Palomita de La Paz, Ciego De Ávila, Cuba

Autores

Palavras-chave:

Cuba, Educação digital, Formação docente, Primeira infância, Inteligência artificial

Resumo

A transformação digital tem provocado profundas mudanças tecnológicas no campo educacional, redefinindo não apenas as ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, mas também as dinâmicas institucionais e pedagógicas. A presente pesquisa concentra-se na formação de professores da primeira infância e na relação da inteligência artificial (IA) na educação pré-escolar, com foco no Círculo infantil Palomita de la Paz (CIPDAP), em Ciego de Ávila, Cuba. A investigação é orientada por uma abordagem crítica metodológica mista, combinando análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação, nas quais participaram 25 educadores e 150 crianças de 2 a 5 anos de idade. Os resultados revelam lacunas significativas na formação tecnológica dos professores, com apenas 32% demonstrando competências básicas no uso de ferramentas digitais educacionais. O estudo evidencia que a integração responsável da IA pode potencializar o desenvolvimento cognitivo e social na primeira infância, desde que acompanhada de formação adequada dos educadores. Conclui-se que a transformação digital na educação infantil requer investimento estrutural na formação docente, infra-estrutura tecnológica e desenvolvimento de políticas pedagógicas específicas para esse grupo etário.

Biografias Autor

Yeisabel Camot Martínez, Universidade de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez.

Licenciada em Educação Prescolar. E-mail: Yeisabelcamor8@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7442-4025

 

Yodalis Jiménez Aguilar, Universidade de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez.

Doutora em Ciências da Educação. E-mail: yosdalis@unica.cu ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4671-5090

Yoelkis Hernández Victor, Universidade Privada de Angola

Doutor em Ciências Técnicas. E-mail: yoelkishv@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6422-4298

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

Camot Martínez, Y. ., Jiménez Aguilar, Y. ., & Hernández Victor, Y. (2025). Formação Docente na Primeira Infância e Inteligência Artificial: Estudo de Caso Círculo Infantil Palomita de La Paz, Ciego De Ávila, Cuba. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 4(06), 14. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/147