Formação Docente na Primeira Infância e Inteligência Artificial: Estudo de Caso Círculo Infantil Palomita de La Paz, Ciego De Ávila, Cuba
Palavras-chave:
Cuba, Educação digital, Formação docente, Primeira infância, Inteligência artificialResumo
A transformação digital tem provocado profundas mudanças tecnológicas no campo educacional, redefinindo não apenas as ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, mas também as dinâmicas institucionais e pedagógicas. A presente pesquisa concentra-se na formação de professores da primeira infância e na relação da inteligência artificial (IA) na educação pré-escolar, com foco no Círculo infantil Palomita de la Paz (CIPDAP), em Ciego de Ávila, Cuba. A investigação é orientada por uma abordagem crítica metodológica mista, combinando análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação, nas quais participaram 25 educadores e 150 crianças de 2 a 5 anos de idade. Os resultados revelam lacunas significativas na formação tecnológica dos professores, com apenas 32% demonstrando competências básicas no uso de ferramentas digitais educacionais. O estudo evidencia que a integração responsável da IA pode potencializar o desenvolvimento cognitivo e social na primeira infância, desde que acompanhada de formação adequada dos educadores. Conclui-se que a transformação digital na educação infantil requer investimento estrutural na formação docente, infra-estrutura tecnológica e desenvolvimento de políticas pedagógicas específicas para esse grupo etário.
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