AS PERGUNTAS NA SALA DE AULA. UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA COGNITIVA

Autores

Palavras-chave:

Independência cognitiva; Pergunta; Processo ensino-aprendizagem; Raciocínio.

Resumo

A comunicação na sala de aulas, nas instituições de ensino superior, tem transcendental importância para lograr formar um profissional competente que desenvolva com a maior independência as suas funções. A persistência de um ensino tradicionalista em muitas universidades angolanas lacera esta pretensão. Criar uma independência cognitiva nos estudantes deve constituir uma preocupação do corpo docente destas instituições, mas a falta de formação pedagógica torna-se numa limitante neste sentido. O presente artigo tem a finalidade de fundamentar a pertinência da pergunta, como variante pedagógica para os estudantes alcançarem maiores níveis de independência cognitiva que lhes  permita desenvolver habilidades na aquisição do seu próprio conhecimento. Desenvolver o conteúdo atraves de perguntas pertinentes, sejam planejadas ou espontâneas constitui uma variante pedagógica de reconhecida efectividade e cuja implementação pode levar a um incremento significativo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Biografias Autor

Irma Fuoman Árias, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Ciências da Educação

  • Professora do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia de Angola;
  • E-mail: irmafuoman66@mail.com;
  • Telefone: +244 940 076 698;
  • Código ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3624-8932

Carlos Rafael Figueredo Verdecia, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

  • PhD em Ciências Pedagógicas e mestre em Ciências da Educação;
  • Director para a Área Científica do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia de Angola;
  • E-mail: dir.ciencia.insutec@gmail.com;
  • Telefone: +244 940 076 698;
  • Código ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6104-5980

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

28.12.2022

Como Citar

Fuoman Árias, I., & Figueredo Verdecia, C. R. (2022). AS PERGUNTAS NA SALA DE AULA. UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA COGNITIVA. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 1(01). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/17