AS PERGUNTAS NA SALA DE AULA. UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ALCANÇAR A INDEPENDÊNCIA COGNITIVA
Palavras-chave:
Independência cognitiva; Pergunta; Processo ensino-aprendizagem; Raciocínio.Resumo
A comunicação na sala de aulas, nas instituições de ensino superior, tem transcendental importância para lograr formar um profissional competente que desenvolva com a maior independência as suas funções. A persistência de um ensino tradicionalista em muitas universidades angolanas lacera esta pretensão. Criar uma independência cognitiva nos estudantes deve constituir uma preocupação do corpo docente destas instituições, mas a falta de formação pedagógica torna-se numa limitante neste sentido. O presente artigo tem a finalidade de fundamentar a pertinência da pergunta, como variante pedagógica para os estudantes alcançarem maiores níveis de independência cognitiva que lhes permita desenvolver habilidades na aquisição do seu próprio conhecimento. Desenvolver o conteúdo atraves de perguntas pertinentes, sejam planejadas ou espontâneas constitui uma variante pedagógica de reconhecida efectividade e cuja implementação pode levar a um incremento significativo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
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