Workshops para Famílias de Crianças com Manifestações de Hiperatividade na Pré-Escola

Autores

Palavras-chave:

hiperatividade, pré-escola, workshop, orientação educacional

Resumo

A compreensão das particularidades de cada fase do desenvolvimento das crianças pré-escolares permite traçar um plano de acções voltadas para a prevenção de manifestações incomuns de comportamentos desde as idades mais precoces e, embora seja complexo estudar sua natureza, essas necessidades devem ser resolvidas pelos agentes e órgãos educacionais que influenciam a criança. Por essas razões, os resultados científicos obtidos sobre a orientação educacional da família para o tratamento de manifestações incomuns de comportamento com ênfase na hiperatividade em crianças pré-escolares são socializados. O objetivo deste artigo é desenvolver oficinas para pais com o objetivo de preparar a família para a prevenção de manifestações de hiperatividade em pré-escolares. A proposta baseia-se nos requisitos metodológicos para a concepção de oficinas educativas, bem como na utilização de diferentes métodos teóricos e empíricos, incluindo a utilização de softwares educativos como meios da concentração e chamada de atenção das crianças durante o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados revelam-se na efetividade das oficinas desenvolvidas, que possibilitaram transformar o trabalho educativo da família em relação à hiperatividade e ao comportamento da criança.

 

 

 

Biografias Autor

André Samuel Zinga, Centro Nacional de Investigação Cientifica

PhD. André Samuel Zinga. Centro Nacional de Investigação Cientifica. Angola. ORCID://orcid.org/0009-0004-0354-0157, manfrinidoctor@gmail.com

Agustina das Neves Baldoquín Tamayo, Universidade de Granma

M.Sc. Agustina de las Nieves Baldoquín Tamayo. Universidade de Granma, Cuba. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-9600-2355, E-mail: abaldoquint@udg.co.cu

Carmen Aylín Santana Baldoquín, Universidade de Granma

Lic. Carmen Aylín Santana Baldoquín. Universidade de Granma, Cuba. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-2423-954, E-mail: csantana@udg.co.cu

Publicado

01.07.2024

Como Citar

Samuel Zinga, A., Baldoquín Tamayo, A. de la N., & Santana Baldoquín, C. A. (2024). Workshops para Famílias de Crianças com Manifestações de Hiperatividade na Pré-Escola. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(04). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/61