O Processo de Categorização dos Professores nas Universidades. Desafio Presente e Futuro de Angola

Autores

Palavras-chave:

desenvolvimento científico, objectivo estratégico, processo de categorização, qualidade do ensino superior

Resumo

A categorização académica e científica é um objectivo estratégico para o desenvolvimento científico das universidades e conduz à identificação de professores com aptidões e atitudes para a investigação, com o compromisso social de fazer progredir a carreira docente nas instituições de ensino superior. Trata-se de um processo importante para o reconhecimento e a acreditação de profissionais competentes. É fundamental, para atingir esta meta, que as instituições promovam um ambiente propício ao desenvolvimento científico e ao bem-estar dos docentes. O objectivo deste artigo é reflectir sobre a importância da acreditação académica e científica dos docentes universitários para o aumento da qualidade do ensino superior em Angola, no contexto do complexo cenário socioeconómico do país.

Biografias Autor

Mário Simões de Sousa Araújo, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Cultura e Comunicação, pela Universidade dos Açores, Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Director Geral do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (INSUTEC).

Juan Rubén Herrera Masó, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Doutor em Ciências Jurídicas; Investigador Sénior. Professor Titular. Académico Titular da Academia Cubana da Ciências. Diretor Adjunto para a àrea Científica do Instituto Superior politécnico de Ciências e Tecnologia. 

 

Carlos Rafael Figueredo Verdecia, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

PhD em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Granma. Mestre em Ciências da Educação. Director para a Área Científica do Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (INSUTEC). Editor Principal da revista FARMHOUSE Ciência & Tecnologia.

João Fernando Pinho, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Economista e Pesquisador do GHES/CSG e CeSA - Pesquisa em Economia, Ciências Sociais e Administração; Gerente Acadêmico; Professor Assistente e Regente de Economia e Finanças: <pinhoeconomics@gmail.com>

Irma Fuoman Árias, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Ciências da Educação. Licenciada em Educação Primária. Especialista em Tifloinformática. Professora de Metodologia da Investigação Científica do Instituto Superior politécnico de Ciências e Tecnología.

Downloads

Publicado

01.07.2024

Como Citar

Simões de Sousa Araújo, M. ., Herrera Masó, J. R., Figueredo Verdecia, C. R., Fernando Pinho, J., & Fuoman Árias, I. (2024). O Processo de Categorização dos Professores nas Universidades. Desafio Presente e Futuro de Angola. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(04). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/80