A Integração Social de Alunos com Deficiência: Um Olhar a Partir do Trabalho Preventivo

Autores

Palavras-chave:

Aceitação, Educação especial, Integração social, Deficiência, Família

Resumo

O desenvolvimento técnico-científico na contemporaneidade e em particular para os profissionais de Educação Especial, coloca novos desafios na sua preparação didática, na orientação dos alunos e das suas famílias quando recebem o diagnóstico de uma criança com deficiência, esta nova situação em muitos casos é vivida de forma negativa e dolorosa, aspeto que destabiliza o equilíbrio e a harmonia familiar, passando por um momento de assimilação desta situação independentemente da fase que atravessam. Dependendo da flexibilidade da família para processar a informação fornecida e da organização demonstrada perante o acontecimento acidental, assim será a ajuda que poderá transmitir aos seus filhos, razão pela qual necessita de ferramentas para conseguir uma eficácia didática e integral neste processo. O objectivo deste artigo é sistematizar um conjunto de acções de integração social em alunos com deficiência para a aceitação do diagnóstico por parte da família, destacando a importância da sua aceitação para conseguir uma melhor integração social das crianças, ajustada, na medida do possível, às exigências da sociedade e à influência do professor neste contexto. A proposta baseia-se nos resultados do projeto institucional "Melhoria do processo pedagógico da educação no município de Manzanillo, a partir de um estudo dos problemas existentes na prática pedagógica e das principais deficiências encontradas, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórico-cultural e da pedagogia cubana.

Biografias Autor

Zulema Corona Castañeda, Universidade de Granma

Mestrado em Ciências da Educação. Professora Auxiliar da Universidade de Granma. Chefe da Disciplina de Didática Particulares. zcorona@gmail.com. ORCID: 0000-0002-2381-4774.

Fredi Fonseca Tamayo, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor da Universidade de Granma. Professor Especialista do MINED. Direção Geral de Educação de Manzanillo, Granma. Cuba e-mail: ffonsecatamayo@gmail.com. ORCID: 0000-0002-7128-2493.

Clara María Rodríguez Vázquez, Universidade de Granma

Mestrado em Ciências da Educação. Professora Auxiliar pela Universidade de Granma. Chefe da Disciplina de Didática Particulares. zcorona@gmail.com. ORCID: 0000-0002-2381-4774.

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Corona Castañeda, Z., Fonseca Tamayo, F., & Rodríguez Vázquez, C. M. (2024). A Integração Social de Alunos com Deficiência: Um Olhar a Partir do Trabalho Preventivo. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 12. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/87