A Integração Social de Alunos com Deficiência: Um Olhar a Partir do Trabalho Preventivo
Palavras-chave:
Aceitação, Educação especial, Integração social, Deficiência, FamíliaResumo
O desenvolvimento técnico-científico na contemporaneidade e em particular para os profissionais de Educação Especial, coloca novos desafios na sua preparação didática, na orientação dos alunos e das suas famílias quando recebem o diagnóstico de uma criança com deficiência, esta nova situação em muitos casos é vivida de forma negativa e dolorosa, aspeto que destabiliza o equilíbrio e a harmonia familiar, passando por um momento de assimilação desta situação independentemente da fase que atravessam. Dependendo da flexibilidade da família para processar a informação fornecida e da organização demonstrada perante o acontecimento acidental, assim será a ajuda que poderá transmitir aos seus filhos, razão pela qual necessita de ferramentas para conseguir uma eficácia didática e integral neste processo. O objectivo deste artigo é sistematizar um conjunto de acções de integração social em alunos com deficiência para a aceitação do diagnóstico por parte da família, destacando a importância da sua aceitação para conseguir uma melhor integração social das crianças, ajustada, na medida do possível, às exigências da sociedade e à influência do professor neste contexto. A proposta baseia-se nos resultados do projeto institucional "Melhoria do processo pedagógico da educação no município de Manzanillo, a partir de um estudo dos problemas existentes na prática pedagógica e das principais deficiências encontradas, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórico-cultural e da pedagogia cubana.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Zulema Corona Castañeda, Fredi Fonseca Tamayo, Clara María Rodríguez Vázquez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




