Análise Fónica no Diagnóstico de Habilidades: um Olhar Actual Sobre a Primeira Infância
Palavras-chave:
Diagnóstico, Diagnóstico de habilidades, Educação infantil, Habilidades intelectuais, Nível de desenvolvimentoResumo
Este artigo tem como objectivo mostrar os resultados da aplicação do diagnóstico, da situação actual apresentada pelo processo de ensino-aprendizagem no diagnóstico de habilidades no quarto ciclo como elemento fundamental para o aprimoramento da análise fónica em crianças, contribuindo para a preparação destas na aprendizagem da leitura e no ingresso na primeira série do ensino fundamental. Utiliza-se uma população de 20 crianças, 4 professores e directores de instituições de ensino. Este é o resultado do projeto institucional "Melhoria do processo pedagógico da Educação no município de Manzanillo" da Direção Geral de Educação de Manzanillo, na província de Granma. A proposta baseia-se em um estudo dos problemas existentes na prática pedagógica e das características desses alunos, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórica e cultural de Vygotsky e da pedagogia cubana. Os conceitos de diagnóstico de competências e análise fónica são utilizados como fundamentos essenciais para se referir ao papel do professor, dos alunos e das famílias nesse processo. Na pesquisa, são utilizados métodos teóricos científicos, como análise, síntese, indução e dedução; e métodos empíricos: observação, survey, entrevista, teste pedagógico e análise documental.
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