Análise Fónica no Diagnóstico de Habilidades: um Olhar Actual Sobre a Primeira Infância

Autores

Palavras-chave:

Diagnóstico, Diagnóstico de habilidades, Educação infantil, Habilidades intelectuais, Nível de desenvolvimento

Resumo

Este artigo tem como objectivo mostrar os resultados da aplicação do diagnóstico, da situação actual apresentada pelo processo de ensino-aprendizagem no diagnóstico de habilidades no quarto ciclo como elemento fundamental para o aprimoramento da análise fónica em crianças, contribuindo para a preparação destas na aprendizagem da leitura e no ingresso na primeira série do ensino fundamental. Utiliza-se uma população de 20 crianças, 4 professores e directores de instituições de ensino. Este é o resultado do projeto institucional "Melhoria do processo pedagógico da Educação no município de Manzanillo" da Direção Geral de Educação de Manzanillo, na província de Granma. A proposta baseia-se em um estudo dos problemas existentes na prática pedagógica e das características desses alunos, que se baseia nos principais postulados da escola sócio-histórica e cultural de Vygotsky e da pedagogia cubana. Os conceitos de diagnóstico de competências e análise fónica são utilizados como fundamentos essenciais para se referir ao papel do professor, dos alunos e das famílias nesse processo. Na pesquisa, são utilizados métodos teóricos científicos, como análise, síntese, indução e dedução; e métodos empíricos: observação, survey, entrevista, teste pedagógico e análise documental.

Biografias Autor

Zayda Mesa Fonseca, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Mestre em Ciências da Educação Menção Pré-escolar. Chefe do Departamento da Primeira Infância. Direção Geral de Educação de Manzanillo, Granma. Cuba. ORCID: 0009-0001-9186-217X.

Fredi Fonseca Tamayo, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor Titular. Professor Especialista do MINED. ORCID: 0000-0002-7128-2493. Direcção Geral de Educação de Manzanillo, Granma. Cuba

Yordan Polo Guisado, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Mestre em Ciências da Educação. Director Geral de Educação do Município de Manzanillo. ORCID: 0009-0004-1860-3616. Granma. Cuba.

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Mesa Fonseca, Z., Fonseca Tamayo, F., & Polo Guisado, Y. (2024). Análise Fónica no Diagnóstico de Habilidades: um Olhar Actual Sobre a Primeira Infância. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 12. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/97