ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FACTOR DE VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO AVIÁRIO ANGOLANO

Autores

Palavras-chave:

alianças estratégicas, estratégia, sector aviário, vantagem competitiva

Resumo

Este artigo de base teórica, procurou compreender, até que ponto as alianças estratégicas podem garantir vantagem competitiva no sector aviário angolano com vista a redução do índice de importação. Para a colecta de dados empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental a partir do registo disponível de artigos escritos em língua portuguesa sobre um assunto, onde a escassez de estudos relacionados a formação e a consolidação de parcerias nacionais e internacionais neste sector é um facto. Algumas alianças estabelecidas entre associações e cooperativas de produtores locais sem evidências de parcerias internacionais. Há efectivamente necessidade, de se firmarem alianças a nível local para tornar o sector forte e competitivo e assim se aliarem aos fornecedores internacionais. A experiência dos casos narrados no texto, na sua maioria com a obtenção de tecnologia sofisticada de empresas mais experientes, a absorção e utilização de técnicas de maneio mais modernas, parece propiciar ganhos de produtividade no médio e no longo prazo, e garantir vantagem competitiva.

Biografia Autor

Osvaldo Coelho Gomes, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Docente de estratégia e investigação científica pelo Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia. Seu trabalho se foca especificamente na investigação aplicada à gestão. 

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

22.12.2023

Como Citar

Gomes, O. C. (2023). ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FACTOR DE VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO AVIÁRIO ANGOLANO. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 2(03). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/51