ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FACTOR DE VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO AVIÁRIO ANGOLANO
Palavras-chave:
alianças estratégicas, estratégia, sector aviário, vantagem competitivaResumo
Este artigo de base teórica, procurou compreender, até que ponto as alianças estratégicas podem garantir vantagem competitiva no sector aviário angolano com vista a redução do índice de importação. Para a colecta de dados empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental a partir do registo disponível de artigos escritos em língua portuguesa sobre um assunto, onde a escassez de estudos relacionados a formação e a consolidação de parcerias nacionais e internacionais neste sector é um facto. Algumas alianças estabelecidas entre associações e cooperativas de produtores locais sem evidências de parcerias internacionais. Há efectivamente necessidade, de se firmarem alianças a nível local para tornar o sector forte e competitivo e assim se aliarem aos fornecedores internacionais. A experiência dos casos narrados no texto, na sua maioria com a obtenção de tecnologia sofisticada de empresas mais experientes, a absorção e utilização de técnicas de maneio mais modernas, parece propiciar ganhos de produtividade no médio e no longo prazo, e garantir vantagem competitiva.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Osvaldo Coelho Gomes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




