UMA VISÃO NEUROPEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Neuropedagogia, Neurociências, Formação Inicial, Educação Básica.Resumo
O artigo revela o estudo realizado sobre o conteúdo dos diferentes planos de estudos das carreiras que compõem a Educação Básica com o objetivo de avaliar o tratamento que é dado à integração de conhecimentos neuropedagógicos no currículo dessas carreiras universitárias, para o início treinamento de professor. Para atingir esse objetivo, foram utilizados métodos teóricos, como análise e síntese, indução e dedução, e histórico-lógico e hermenêutico, que proporcionaram uma visão holística do tratamento que a neuropedagogia recebe desde a formação inicial de professores, que se torna uma corrente problema epistemológico das ciências pedagógicas. Com a utilização destes métodos, verificou-se a ausência e fragmentação de conteúdos que possam abordar as alterações neurocerebrais que ocorrem na aprendizagem e como estas afetam ou podem alterar as estratégias de ensino do professor e as próprias formas de aprender dos alunos. Desta forma, socializa-se a proposta de integração de conteúdos neuropedagógicos a partir do modelo das carreiras profissionais da Educação Básica da Universidade de Granma como parte da integração das Neurociências no desenho curricular das carreiras universitárias para a formação de professores da Educação Básica.
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