UMA VISÃO NEUROPEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Neuropedagogia, Neurociências, Formação Inicial, Educação Básica.

Resumo

O artigo revela o estudo realizado sobre o conteúdo dos diferentes planos de estudos das carreiras que compõem a Educação Básica com o objetivo de avaliar o tratamento que é dado à integração de conhecimentos neuropedagógicos no currículo dessas carreiras universitárias, para o início treinamento de professor. Para atingir esse objetivo, foram utilizados métodos teóricos, como análise e síntese, indução e dedução, e histórico-lógico e hermenêutico, que proporcionaram uma visão holística do tratamento que a neuropedagogia recebe desde a formação inicial de professores, que se torna uma corrente problema epistemológico das ciências pedagógicas. Com a utilização destes métodos, verificou-se a ausência e fragmentação de conteúdos que possam abordar as alterações neurocerebrais que ocorrem na aprendizagem e como estas afetam ou podem alterar as estratégias de ensino do professor e as próprias formas de aprender dos alunos. Desta forma, socializa-se a proposta de integração de conteúdos neuropedagógicos a partir do modelo das carreiras profissionais da Educação Básica da Universidade de Granma como parte da integração das Neurociências no desenho curricular das carreiras universitárias para a formação de professores da Educação Básica.

Biografia Autor

Luis Manuel Massagué Martínez, Universidade de Granma

PhD em Ciências Pedagógicas. Universidade de Granma. Cuba

Publicado

28.12.2022

Como Citar

Massagué Martínez, L. M. (2022). UMA VISÃO NEUROPEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: . FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 1(01). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/22