Trabalho Metodológico no Nível Médio Superior: Uma Visão Diagnóstica Atual

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Trabalho metodológico

Resumo

Dadas as exigências do processo educativo cubano, aprecia-se a necessária procura da excelência educativa em correspondência com os desafios e exigências do mundo contemporâneo, caracterizado por um elevado desenvolvimento técnico-científico. Nesse sentido, o trabalho metodológico é um elo fundamental para elevar a qualidade da educação, constituindo o processo estratégico de planejar, organizar, dirigir e controlar o processo de ensino-aprendizagem para alcançar a eficácia contínua e assim conseguir um aumento na qualidade da educação. aula e a aprendizagem dos educandos. Nesta base, considera-se que persistem problemas no município de Manzanillo, que se manifestam como: Insuficiências no desenvolvimento do trabalho metodológico, que limitam os resultados de aprendizagem dos alunos. Dada a relação existente com esta problemática, o artigo pretende: caracterizar o estado atual do trabalho metodológico com base nos resultados do diagnóstico, para o qual foram utilizados métodos teóricos e empíricos. e reflete os resultados do projeto institucional “A melhoria do processo pedagógico na Educação no município de Manzanillo”.

Biografias Autor

José Torres Calzada, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Mestre em Ciências da Educação. Chefe do Departamento do Ensino Secundário Superior. jose@ma.gr.rimed.cu. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-8221-3061. Direcção Geral de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba

María Luisa Tiá Pacheco, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Docente Experto do MINED. Cuba. Doutora em Ciências Pedagógicas. Professora Titular.Correio: marialuisatia025@.gmail.com.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6137-8715. 

Fredi Fonseca Tamayo, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Docente Experto do Ministério de Educação de Cuba. Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor Titular. Correio: ffonsecatamayo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7128-2493.

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Torres Calzada, J., Tiá Pacheco, M. L., & Fonseca Tamayo, F. (2024). Trabalho Metodológico no Nível Médio Superior: Uma Visão Diagnóstica Atual. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 13. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/99