"SOFTBRAILLE": RECURSO DIDÁCTICO PARA A PREPARAÇÃO DOS MAESTROS EM FORMAÇÃO DAS CARREIRAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E LOGOPEDIA
Palavras-chave:
Software educacional; Braille; Tiflopedagogia; Tiflotecnologia; processo de ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objectivos: referenciar o software educacional "SoftBraille": para a preparação de professores em formação das carreiras de Educação Especial e Fonoaudiologia; promover a aprendizagem do Sistema Braille. Foi programado usando a linguagem de programação Macromedia flash animate, uma ferramenta que permite trabalhar com recursos multimídia, como texto, imagens, sons e vídeos. O software é do tipo exercício, que possui cinco módulos com conteúdos específicos para o tratamento do assunto em ambas as carreiras. O presente estudo é desenvolvido no campo da Tiflopedagogia, utilizando a Tiflotecnologia como uma das ferramentas fundamentais para a realização da educação de crianças com NEE visual (cego e baixa visão), ou seja, a socialização dos resultados científicos por meio do processo de ensino-aprendizagem de professores em formação das carreiras de Educação Especial e Fonoaudiologia. A preparação que recebem não satisfaz as disposições do Ministério da Educação quanto à preparação de um profissional competente para poder atender à diversidade, o que é evidenciado na revisão de currículos e programas ministrados em carreiras.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.