Fundamentos Teórico-Conceituais para um Estudo Sobre a Prevenção do Crime e da Violência
Palavras-chave:
criminalidade, compotamento, insegurança, prevenção, vítimaResumo
A criminalidade e a violência causam insegurança e grande preocupação em qualquer sociedade, devido aos seus efeitos nocivos tanto para as vítimas, suas famílias, a comunidade e para os sujeitos envolvidos nesses atos. Várias abordagens teóricas indicam que os comportamentos violentos e criminais são geralmente aprendidos desde tenra idade, onde os grupos de pertencimento e os contextos sociofamiliares desempenham um papel transcendental. Várias abordagens teóricas indicam que os comportamentos violentos e criminais são geralmente aprendidos desde tenra idade, onde os grupos e os contextos sociofamiliares desempenham um papel transcendental. É por isso que a prevenção desses fenômenos é priorizada nas agendas políticas da maioria dos países e entidades em nível global, das quais derivaram uma série de instrumentos internacionais foram derivados que enfatizam o respeito ao Estado de Direito e a proteção das populações vulneráveis. Em Cuba, há um aumento de crimes associados à violência, onde o crescente impacto das redes sociais tem causado estragos, especialmente em menores e jovens, desde o confinamento obrigatório, por quase dois anos, durante a pandemia de COVID-19. Este artigo aborda a sistematização teórico-conceitual de um conjunto de abordagens, teorias e modelos básicos para o estudo da prevenção do crime e da violência no contexto social cubano.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Juan Rubén Herrera Masó

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Toda a comunidade científica e académica tem acesso sem restrições a seus conteúdos; contudo deve dar o crédito apropriado e não pode usar o material para fins comerciais; tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares e publicação.




