ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO PRÁTICO DA FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
Alternativa didática; Física; Práticas de laboratório, InsutecResumo
O presente artigo versa sobre a implementação de uma alternativa didáctica para suprir a falta de laboratórios de Física nas instituições de ensino superior angolano, particularmente, no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (INSUTEC). O propósito é mostrar através de exercícios contextualizados, que tomem em consideração fenómenos físicos do quotidiano, é possível chegar à pragmatização do conhecimento físico e desenvolver competências da disciplina com alta qualidade. A alternativa está sustentada numa tese de mestrado defendida e validada na prática educativa. Para o desenvolvimento da mesma, teve-se em conta quatro etapas: Diagnóstico, planificação, execução e avaliação das habilidades. Os métodos utilizados possibilitaram a avaliação do nível alcançado na aquisição de conhecimentos físicos pelos estudantes, o desenvolvimento de habilidades na resolução de exercícios e o papel da orientação na preparação dos estudantes para a realização de exercícios com um alto nível de exigência. A alternativa foi implementada no curso de Engenharia Informática do INSUTEC e os resultados na prática educativa mostram sua viabilidade no contexto educacional angolano.
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