ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO PRÁTICO DA FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Félix Máximo Varón Valera Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Palavras-chave:

Alternativa didática; Física; Práticas de laboratório, Insutec

Resumo

O presente artigo versa sobre a implementação de uma alternativa didáctica para suprir a falta de laboratórios de Física nas instituições de ensino superior angolano, particularmente, no Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (INSUTEC). O propósito é mostrar através de exercícios contextualizados, que tomem em consideração fenómenos físicos do quotidiano, é possível chegar à pragmatização do conhecimento físico e desenvolver competências da disciplina com alta qualidade. A alternativa está sustentada numa tese de mestrado defendida e validada na prática educativa. Para o desenvolvimento da mesma, teve-se em conta quatro etapas: Diagnóstico, planificação, execução e avaliação das habilidades. Os métodos utilizados possibilitaram a avaliação do nível alcançado na aquisição de conhecimentos físicos pelos estudantes, o desenvolvimento de habilidades na resolução de exercícios e o papel da orientação na preparação dos estudantes para a realização de exercícios com um alto nível de exigência. A alternativa foi implementada no curso de Engenharia Informática do INSUTEC e os resultados na prática educativa mostram sua viabilidade no contexto educacional angolano.

Biografia Autor

Félix Máximo Varón Valera, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Félix Máximo Varón Valera;

Mestre em Ciências Físicas e Matemáticas e, em Ciências da Educação;

Instituição: Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia (INSUTEC)

Pais: Angola

E-mail varomaximo2@gmail.com

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

28.12.2022

Como Citar

Varón Valera, F. M. (2022). ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA O ENSINO PRÁTICO DA FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 1(01). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/8