Oportunidades e Desafios do Marketing Digital nas universidades angolanas

Autores

Palavras-chave:

Desafios;, Oportunidades;, Marketing Digital;, Universidades angolanas.

Resumo

Este artigo analisa os desafios e oportunidades do marketing digital (MD) nas universidades angolanas, destacando sua crescente relevância no setor educacional em função da globalização da informação e do avanço da internet. O estudo reconhece que, atualmente, é inconcebível imaginar uma universidade sem algum nível de utilização do MD. O referencial teórico aborda os fundamentos do marketing digital, suas fases de evolução e as principais tecnologias emergentes no contexto universitário. Os resultados apontam desafios significativos, incluindo a intensa competição no setor, a constante evolução no comportamento dos alunos das gerações Z e Millennial, e a resistência à adoção de novas tecnologias por parte dos gestores universitários. Além disso, problemas estruturais, como a qualidade das telecomunicações, a limitada penetração da internet em algumas áreas e a escassez de profissionais qualificados, comprometem a implementação de estratégias eficazes de MD. Por outro lado, as oportunidades oferecidas pelo MD são notáveis: as redes sociais emergem como ferramentas poderosas para alcançar públicos-alvo; a digitalização de serviços melhora a experiência dos estudantes; e a presença omnicanal promove maior proximidade entre as instituições e os alunos. O estudo conclui que, apesar dos desafios enfrentados, o MD é indispensável no contexto universitário, especialmente com a crescente digitalização e as novas tecnologias que moldam estratégias mais inovadoras e eficazes.

Biografias Autor

Ana Pedro Kissaque Barbosa, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos. Directora dos Serviços Académicos do INSUTEC. Correio: anakisspedro@outlook.pt ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6393-2018

Juan Rubén Herrera Maso, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Doutor em Ciências Jurídicas. Professor Titular. Director Adjunto à Área científica e Coordenador do curso de Ciências Criminais do INSUTEC. Correio: rh162678@gmail.com ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-0259-0708

Rouget Jesús Fundora Ruano, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Informática Educativa. Engenheiro Industrial. Coordenador dos cursos de Engenharia em Informática e Sistemas de Informação e Engenharia em Redes e Telecomunicações do INSUTEC. Correio:rouget_fundora@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0007-5834-1990

Downloads

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Kissaque Barbosa, A. P., Herrera Maso, J. R., & Fundora Ruano, R. J. . (2024). Oportunidades e Desafios do Marketing Digital nas universidades angolanas. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 18. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/103