Trabalho Preventivo na Perspectiva Personológica na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Atenção educativa, Diversidade, Orientação educativa, Trabalho preventivo

Resumo

O trabalho preventivo adquire grande importância no contexto atual, uma vez que leva à melhora de certas manifestações nos escolares, a partir de um correto direcionamento do trabalho educativo; Dessa forma, o objectivo deste artigo é descrever as exigências para o desenvolvimento do trabalho preventivo no nível educacional da Educação Infantil, a partir de uma perspectiva personológica. Os métodos utilizados foram: analítico-sintética, indutivo-dedutiva e documental, revelando as particularidades do procedimento de concepção, execução e controle de ações preventivas no contexto educacional a fim de alcançar um desenvolvimento integral das crianças de forma equitativa, inclusiva e de qualidade, com oportunidades para todos, conforme exigido pela agenda 2030; é resultado do projecto de pesquisa "A melhoria do processo pedagógico na Educação do município de Manzanillo".

Biografias Autor

Mireya Sarmiento Peña, Direcção Geral de Educação. Manzanillo

Mestre em Ciências. Subdirectora do Trabalho Preventivo. Direcção Geral de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba. e-mail: sarmientopenamireya@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-1860-3616.

María Luisa Tiá Pacheco, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Granma. Cuba. Correio: marialuisatia025@.gmail.com  Código ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6137-8715

Victoria Elvira Torres Moreno, Universidade de Granma

Doutora em Ciências Pedagógicas. Universidade de Granma. Cuba. Correio: elviratorresmoreno475@gmail.com   Código ORCID: 0000-0002-3266-3920

Mireilys Dionnys Lastre Sarmiento, Direcção Municipal de Educação de Manzanillo.

Licenciada. Direcção Municipal de Educação. Manzanillo. Granma. Cuba. Correio: mirelore91@.gmail.com  Código ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2485-1558

Publicado

29.12.2024

Como Citar

Sarmiento Peña, M., Tiá Pacheco, M. L., Torres Moreno, V. E., & Lastre Sarmiento, M. D. . (2024). Trabalho Preventivo na Perspectiva Personológica na Educação Infantil. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(5), 13. Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/94