Validação de uma Metodologia para a Investigação Criminal do Crime de Proxenetismo

Autores

Palavras-chave:

competência, avaliação pericial, metodologia, lenocínio,, validação

Resumo

O artigo apresenta os fundamentos teóricos e o processo de validação de uma metodologia que integra os principais componentes organizacionais, técnicos, legais e operacionais de enfrentamento ao crime de lenocínio, uma ferramenta científico-metodológica, funcional, jurídico-operacional e de gestão para aperfeiçoar a fundamentação de processo penal na investigação criminal deste crime. Para validar a metodologia, utilizou-se o método de avaliação por especialistas em três níveis (competência, validade instrumental e consenso). Entre as técnicas estatísticas aplicadas estão; estatística descritiva, análise de confiabilidade (coeficiente de Crombach e Correlação Intraclasse), correlações bivariadas bilaterais e testes não paramétricos (concordância de Kendall e Qui-quadrado), os dados foram processados ​​com o Programa SPSS v25. Validou-se do ponto de vista teórico-conceitual que a metodologia proposta é um instrumento útil, importante, necessário, atual e de fácil aplicação na investigação criminal do crime de lenocínio por patrões e especialistas que enfrentam esta atividade.

Biografias Autor

Agustín Cabrera Pérez, Ministerio del Interior

Mestre em Investigação Criminal. https://orcid.org/0009-0002-1007-9464

Juan Rubén Herrera Masó, Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Doutor em Ciências Jurídicas; Investigador Sénior. Professor Titular. Académico Titular da Academia Cubana da Ciências. Diretor Adjunto para a àrea Científica do Instituto Superior politécnico de Ciências e Tecnologia. 

Publicado

01.07.2024

Como Citar

Cabrera Pérez, A., & Herrera Masó, J. R. (2024). Validação de uma Metodologia para a Investigação Criminal do Crime de Proxenetismo. FARMHOUSE Ciência & Tecnologia, 3(04). Obtido de https://revista.insutec.ao/index.php/fct/article/view/74